segunda-feira, 7 de julho de 2014

as luzes de hessdalen

na postagem de hoje, vou falar sobre umas luzes inexplicáveis que aparecem no céu de uma comuna da noruega.

num pequeno vale, chamado de hessdalen, situado no município de holtålen, ocorre um estranho fenómeno no céu que intriga vários cientistas, mas por um lado, atrai turistas que vão lá apenas para o presenciarem, visto que acontece frequentemente.
na década de 40, várias luzes inexplicáveis começaram a surgir no céu da comuna norueguesa durante horas, tanto que os cidadãos locais se reuniam para as observar. nessa altura, o número de avistamentos desse fenómeno era bastante baixo comparado ao datado até à metade dos anos 80: as luzes apareciam de uma maneira mais constante, podendo ser vistas até 20 vezes durante uma semana, com uma duração de duas horas.

estranhamente, o fenómeno deixou de ser visto com tanta frequência como de antes, tornando mais difícil haver um avistamento de uma luz em hessdalen nos dias actuais, tendo diminuído de 20 avistamentos num mês para 20 num ano inteiro.. não se sabe exactamente o que provoca as luzes nem o que as está a fazer desaparecer. para tentar investigar mais a fundo as luzes de hessdalen, uma equipa de cientistas mudou-se para o local para esutdar o fenómeno a fundo. esta operação de investigação exclusivo das luzes de hessdalen ficou conhecida como "projecto hessdalen". em 1993, um grupo de alunos da Østfold University College começaram a investigar o caso e em 1998, inauguraram a estação de medição automática de hessdalen, também conhecido como AMS, que ainda hoje monitoriza o local com câmaras e radares, 24 horas por dia. os seus radares registaram luzes que se deslocavam a cerca de 30000 km/h.


existem algumas teorias que explicam o aparecimento das luzes de hessdalen, mas nenhuma delas foi 100% aceite pela comunidade científica. afirmam-se que os causantes deste fenómenos foram OVNIs e para reforçar essa hipótese, alguns cientistas dirigiram-se ao topo de uma montanha e encontraram, no chão, uns buracos originados pela remoção de terra. mas não foi uma escavação à toa: parecia um corte cirúrgico, como se tivesse sido feito por alguma máquina própria para esse uso. no entanto, nenhuma máquina fora utilizada e ninguém soube o que pôde provocar aquilo. estima-se que cerca de 2 toneladas de terra foram retiradas da montanha.


algumas das teorias apresentadas pelos cientistas para explicar o aparecimento das luzes:

*combustão causada por poeira vinda do chão, que rica em escândio.
*efeito piezoeléctrico, que é explicado como a capacidade de algumas espécie de cristais gerarem uma tensão eléctrica, em consequência a uma pressão mecânica.
*formação das luzes a partir de um conjunto macroscópio de interacções coulombianas (que possui um carácter repulsivo entre protões), que se transformam em plasma através da ionização do ar e da poeira, com grande percentagem de escândio, como já tinha referido.

porém, mesmo depois de meses a trabalhar no assunto, nenhuma explicação plausível surgiu. nem mesmo com os utensílios mais avançados foi possível revelar a verdade por trás destas luzes. sabe-se que elas aparecem no céu e depois somem do nada, sem deixar rastos. o mais interessante é que este fenómeno é exclusivo na noruega, ou seja, não aparecem em mais nenhum outro lugar no mundo inteiro.



adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário