terça-feira, 8 de julho de 2014

a lenda de aka manto

na postagem de hoje, vou falar sobre aka manto, um ser folclórico de uma lenda urbana japonesa. é descrito como um espírito que assombra casas-de-banho.

segundo a lenda, sempre que uma pessoa vai usar a casa-da-banho, deve verificar se tem papel higiénico antes de fazer as suas necessidades. caso não o faça, corre o risco de ver aka manto à sua frente, que pede à pessoa para escolher entre o papel higiénico vermelho e o azul.
se responder vermelho, o espírito irá decepá-la em pedaços, até as suas roupas ficarem manchadas do sangue vermelho. se responder azul, será estrangulada até o seu rosto ficar azul. no caso de responder outra cor para além das indicadas, será enviada para o submundo. a única resposta que poderia safar alguém, seria dizer que não iria precisar de papel. aí, aka manto desaparecerá.


existe ainda outra versão para esta lenda, em que o espírito pergunta à pessoa se quer uma capa, ao invés de papel. se responder azul, todo o sangue do seu corpo será drenado até este ficar azul. se escolher vermelho, a pele será arrancada para deixar o corpo manchado de sangue, lembrando uma capa. conta-se que se uma capa amarela for escolhida, a cara da pessoa será enfiada dentro da sanita que acabou de usar.
esta última lenda conta que dois polícias (um homem e uma mulher) foram chamados para ir a uma escola, onde um aluno relatou ter ouvido uma voz masculina vinda de dentro da casa-de-banho das raparigas. a mulher entrou lá, enquanto o seu parceiro ficou à sua espera no lado de fora. lá dentro, pôde-se ouvir uma voz a perguntar:

"vamos colocar a capa vermelha?"

o polícia que estava no lado de fora ouviu a resposta "sim" da sua colega. de seguida, surgiu um grito e um som de uma queda. quando o homem entrou na casa-de-banho, viu a sua parceira decapitada e o seu corpo todo vermelho, como se estivesse a vestir uma capa. inclusive a própria figura do aka manto é descrita como um ser com aparência humanóide, revestido com uma capa vermelha e com uma máscara dourada no rosto. será que aka manto foi assassinado e teve a sua pele arrancada, antes de se ter tornado num espírito maligno?


adaptado de: medo b

Sem comentários:

Enviar um comentário