quinta-feira, 8 de maio de 2014

szomorú vasárnap- a música da morte


na postagem de hoje, vou falar sobre uma música composta em 1933 pelo compositor e pianista húngaro, rezső seress, que se tornou conhecida por ser associada a uma onda de suicídios, após a sua publicação.


rezső seress, criou então em 1933, uma canção com um som bastante triste, com letras de igual tema, conhecida como "szomorú vasárnap", mais conhecida pelo título em inglês "gloomy sunday" que significa "domingo sombrio". seress escreveu essa canção após o fim do relacionamento com a sua namorada.

até aí tudo bem(?), até que a canção começou a envolver-se com vários suicídios que ocorriam por todo o mundo. em 1936, o primeiro suicídio relacionado com a música ocorreu, quando joseph keller se matou e na sua carta de suicídio tinha escrito uma frase da canção. houve também um homem que se suicidou depois de ir a um bar e pedir para que colocassem essa canção a tocar. mais de uma centena de suicídios associados à música ocorreram nos anos seguintes, onde as pessoas tinham o disco onde ela estava presente ou um verso da canção escrito num papel junto delas, embora não exista nenhum relato concreto sobre um suicídio graças à música composta por seress.


sabe-se que rezső seress se juntou novamente com a sua namorada, mas ela suicidou-se pouco tempo depois. graças a isso, seress atirou-se de uma janela, em budapeste, 1968. será que ele estava a ouvir a própria canção antes de se ter suicidado?

vou colocar agora a sombria letra da canção e também a música:


"é outono e as folhas estão a cair
na terra todo o amor morreu 
o vento está a carpir com lágrimas tristes
o meu coração não mais esperará por uma nova primavera 
as minhas lágrimas e as minhas mágoas são todas em vão 
as pessoas são impiedosas, gananciosas e perversas
o amor morreu! 
o mundo chegou ao seu termo, a esperança deixou de ter significado 
cidades estão a ser devastadas, o estilhaçar está a fazer música 
prados tingem-se de vermelho com sangue humano 
abundam mortos nas ruas
direi outra prece silenciosa.
as pessoas são pecadoras, senhor, elas cometem erros.
o mundo acabou!"

Sem comentários:

Enviar um comentário