domingo, 18 de maio de 2014

bunyip


na postagem de hoje, vou falar sobre um ser pertencente à mitologia australiana, um grande animal carnívoro que vive na água. é considerado também um animal criptozoológico, porque existem uns poucos relatos de pessoas que supostamente viram o bunyip.

o bunyip, também conhecido como kianpraty, é um suposto animal que habita afluentes, pântanos e leitos de rios australianos. o seu nome comum, significa "demónio" ou "espírito maligno", na linguagem wemba-wemba, uma tribo indígena australiana. as descrições físicas desta criatura costumam variar amplamente: alguns naturalistas ou ilustradores da região caracterizam-no como uma criatura com cara de cão, corpo negro com uma cauda de cavalo, barbatanas e presas de morsa. diz-se que o seu grito pode fazer coagular o sangue e que se alimentam de humanos.

File:Bunyip (1935).jpg

uma gravura desenhada por um artista desconhecido, que mostra uma variação na descrição física da criatura.

a primeira evidência da existência de um animal aquático (ainda sem um nome próprio), foi em 1818, quando hamilton hume e james meehan, dois exploradores naturais, descobriram ossos enormes de um animal desconhecido no lago bathurst. ambos associaram os restos do animal a um hipopótamo ou a um manatim. mais tarde, hamilton esteve para ser reembolsado por ter encontrado ossos de um animal desconhecido, mas ele não aceitou, nem voltou mais ao lago bathurst. já em 1830, george rankin, descobriu na gruta de wellington, ossos fossilizados, que eram muitos maiores do que os de um búfalo ou de um boi, segundo ele. no entanto, esses ossos eram pertencentes a um nototherium, um extinto marsupial gigante.

File:Bunyip skull.jpg

em janeiro de 1846, um crânio peculiar foi encontrado na margem do rio murrumbidgee, algo que nunca ninguém tinha visto antes, associado então a um ser desconhecido pela ciência. a pessoa que o encontrou afirmou ter mostrado o crânio do animal a várias pessoas conhecidas dele, e que todas as respostas deles acerca da possível espécie do animal, foi sempre "bunyip". o último relato mais bem conhecido de um avistamento de um suposto bunyip, foi em 1852, quando william buckley, um presidiário onde afirma que viu o dorso da criatura. depois, escreveu um artigo, em que escreveu sobre os vários relatos sobre o bunyip, contados pelos habitantes locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário