sábado, 17 de maio de 2014

maldição dos 27 anos


na postagem de hoje, vou falar sobre um grande mistério que envolve personalidades que vocês aí do outro lado já devem conhecer: jim morrison, kurt cobain, jimi hendrix, janis joplin, entre outros. esses sinistros acontecimentos são alcunhados de "maldição dos 27 anos" ou "clube dos 27": todos estes artistas morreram precocemente aos 27 anos de idade. será que é uma maldição ou apenas uma coincidência?

um dos primeiros músicos a entrar no clube dos 27 foi robert johnson, um dos pioneiros do género delta blues e ficou conhecido como um guitarrista virtuoso na sua época. foi então que a 16 de agosto de 1938, robert faleceu, de causa desconhecida. julga-se que a sua morte precoce ocorreu devido a um pacto que robert fez com o diabo, para que pudesse ter habilidade para tocar bem na guitarra. além disso, existem algumas canções da sua autoria que relatam temas sobre satanás, como "if i had possession over judgement day" ou "me and the devil blues", embora seja apenas uma suposição.

mais tarde, outra morte abalou os fãs da banda rolling stones: brian jones, o guitarrista e um dos fundadores da banda faleceu também aos 27 anos, em 1969. ele foi encontrado afogado numa piscina, porém, a sua causa de morte continua a intrigar os especialistas. um ano depois, um dos mais importantes artistas do rock, jimi hendrix, dito como o maior guitarrista de todos os tempos, por muitos, faleceu aos 27 anos, quando se asfixiou com o seu próprio vómito numa mistura de vinho e pílulas usadas para dormir.


16 dias depois da morte de jimi hendrix, janis joplin, considerada como a rainha do rock, faleceu aos 27 anos, devido a uma overdose de heroína, porém, a causa da morte não está comprovada. entretanto, no ano seguinte, jim morrison, dos the doors, sofreu uma paragem cardíaca que lhe encurtou a carreira. muito tempo depois, em 1994, kurt cobain, dos nirvana, cometeu suicídio aos 27 anos de idade. mais tarde, a maldição dos 27 anos voltou a ser reconhecida com a morte de amy winehouse, devido a uma intoxicação alcoólica. 
charles r. cross, biógrafo de jimi hendrix e de kurt cobain, afirmou que o número de músicos que morreram aos 27 anos é bastante notável, e que embora os humanos possam morrer a qualquer idade, há um pico específico para os músicos falecerem aos 27 anos de idade. segundo alguns cientistas, a maldição dos 27 anos existe devido à tendência do cérebro humano optar por procurar semelhanças entre a morte de cada um dos músicos.

no entanto, faleceram muitos mais músicos aos 27 anos do que o que se pensa: 

-alexandre levy, um pianista e compositor brasileiro morreu com essa mesma idade, em 1892, tendo-se tornado no primeiro artista conhecido a entrar para o club dos 27.

-dave alexander, o baixista da banda the stooges, faleceu devido a um edema pulmonar.

-leslie harvey, um guitarrista famoso morreu electrocutado num concerto ao tocar num microfone com os seus pés molhados

-mia zapata, vocalista da banda de punk, the gits, foi assassinada com os seus 27 anos de vida. o seu assassino foi descoberto em 2003 e foi condenado a 36 anos de prisão.

-fat pat, rapper da banda screwed up click, foi baleado, quando o seu apartamento foi invadido.

-supostamente, paul mccartney, vocalista e baixista dos the beatles, faleceu com 27 anos num acidente de automóvel. porém, essa história faz parte de uma lenda urbana que envolve a banda, onde paul foi substituído por um sósia.

nos dias de hoje, não faleceu mais nenhum músico com essa idade. espero também que isso não aconteça a mais nenhum...

Sem comentários:

Enviar um comentário