segunda-feira, 5 de maio de 2014

a música de lavender town


na postagem de hoje vou falar sobre uma creepypasta de pokémon cujo assunto é sobre uma música na cidade de lavender, que aparece nos jogos. para quem não sabe, lavender town é um cemitério no jogo de pokémon e a música de fundo é bastante perturbadora e triste. algumas pessoas não aguentam a melancolia da música que aparece na cidade e costumam desligar o som da consola.

a creepypasta possui o nome de "síndrome de lavender town", porque ficou conhecida por supostos relatos de suicídios de crianças que jogavam o jogo pokémon, mais propriamente 'pokémon red', o primeiro jogo que saiu dessa saga. esses suicídios ocorreram pouco tempo depois do jogo ter sido lançado, em 1995 e que só aconteciam após os jogadores passarem a cidade de lavender, cuja música de fundo possui frequências muito altas, que apenas as crianças conseguem ouvir por terem os ouvidos mais sensíveis.

conta-se que cerca de 200 crianças se suicidaram, (atirando-se de locais altos ou enforcamento) por terem ouvido a música da cidade. para além das mortes, causava alguns efeitos como auto-mutilação, sangramento do nariz, dependência ao jogo ou insónias. aqueles que não se mataram ou mutilaram, queixaram-se de fortes dores de cabeça ao ouvir a tal música.


actualmente, a música da cidade de lavender possui um som diferente do de antes, devido a polémica causada, onde as frequências sonoras foram diminuídas para não afectar os jogadores.
eis a creepypasta, com alguns termos adaptados por mim:

Eu conheci o meu melhor amigo no ginásio. Nós os dois levamos os nossos Gameboys para a escola, um dia e sentamos-nos juntos no almoço quando percebemos que tínhamos algo em comum. Eu tinha a versão Blue e um Venusaur, ele tinha a versão Red e um Charizard. Nós batalhávamos sempre que podíamos e tornamo-nos grandes amigos.

Os anos se passaram e continuamos a jogar Pokemon, até mesmo durante o colegial. Passámos por todas as gerações e versões de Pokémon e as batalhas nunca ficavam chatas. Quando chegamos à faculdade, nossos caminhos separaram-se. Não conversamos muito mais depois disso; tínhamos vidas ocupadas na universidade. Eu pensava que não iriamos mais retomar a amizade que já tivemos um dia. Então, Pokemon Diamond e Pearl foram lançados em 2007 e nós aproveitamos o interesse pelos jogos para nos reunirmos e nos divertir. Batalhávamos e conversávamos através do wi-fi todo dia durante algumas semanas após o lançamento.

O meu amigo contou-me que ele planeava jogar novamente a versão Red que tinha. Passaram-se três meses após o lançamento de Diamond e Pearl, e não jogávamos mais como antes. Eu perguntei-lhe por que ele queria jogar aquele cartucho velho e empoeirado, e ele respondeu, “Eu não sei, talvez eu encontre algo que ninguém jamais encontrou antes.”Apesar da minha relutância em jogar minha versão Blue com ele, ele jogou a versão Red mesmo assim. Depois de ele começar essa jornada, eu nunca mais falei com ele.

Mais ou menos três meses depois, eu recebi uma ligação dos pais de meu amigo.Mesmo que ele nunca tivesse problemas similares antes, ele morrera do que diziam ser uma convulsão. Ele estava sozinho no dormitório até que um colega de quarto, que infelizmente chegou tarde demais, o encontrou no chão, sem vida, e estranhamente usando seus auscultadores favoritos. Eu corri assim que pude, para ir ao seu funeral. O colega dele, que também foi ao velório, informou-me que apenas alguns dias antes do incidente, meu amigo ficou bastante obcecado pela Cidade de Lavender e pela sua música. o meu amigo queria ser engenheiro de som depois de se formar e tinha um ótimo talento com os sons. Ele podia ouvir sons baixos vividamente, enquanto eu falhava em reconhecê-los.

Assim que ele redescobrira a Cidade de Lavender, ele passou o áudio para o seu computador e começou a fazer experiências com ele. Curiosamente, ele orgulhava-se por ter encontrado uma cópia rara da música retirada do primeiro jogo da versão Green, lançada apenas no Japão. Não falou especificamente da versão japonesa, mas disse ao seu colega de quarto que “As frequências dessa música são diferentes; elas unem-se de uma maneira peculiar. Mas há algo a faltar. Eu acho que alguma coisa deveria ter sido misturada, mas acabou por não funcionar no Gameboy. Ele era muito limitado em termos de tempo de faixa.”.

Eu tive a chance de mexer no seu computador portátil pela última vez, e visitei sua pasta de “Itens Recentes”. No topo dela eu li “lavender.wav”. Juntamente com várias fotos nossas juntos. Eu copiei este arquivo. Pego na minha tristeza pela morte de meu melhor amigo, e ignorei o arquivo de áudio até algumas semanas antes de escrever isso. De algum modo decidi recentemente que eu precisava entender o que acontecera. Levado pelo desejo de saber o que causara sua morte repentina, eu abri as propriedades do som, sem ouvi-lo. Com a secção de descrição do áudio, ele escreveu, “Tons biauriculares, eu coloquei as frequências necessárias, eu sei porque a Cidade de Lavender soa tão triste, e eu sei a parte que faltava”.

Mesmo sem entender, eu olhei o arquivo no programa de áudio que ele mais usava (ainda sem ouvir o arquivo), e encontrei a contagem de vezes que o arquivo foi ouvido: Uma. Eu conversei online com um entusiasta de som na esperança de decifrar estes comentários. Ele deu-me um software especial que poderia analisar o áudio em tempo real e disse que era tudo que ele podia fazer.

Esse vídeo é uma gravação minha do arquivo no programa mencionado. Nunca ouvi a música, já que estou muito perturbado pela morte de Anthony, meu melhor amigo:




fonte: sgamers

Sem comentários:

Enviar um comentário