sexta-feira, 4 de abril de 2014

os 10 objectos mais intrigantes já encontrados

nesta postagem, vou fazer o primeiro top 10 do blog, onde irei ter como tema os objectos mais misteriosos já alguma vez encontrados pelo homem. criei este top com base de um vídeo que vi no youtube (este), com a ajuda de outras fontes pela internet. organizei o top como se fosse uma opinião pessoal sobre cada objecto e não pela forma de como está no vídeo. confere agora mesmo:

10- taça de magna fuente
esta tigela foi encontrada em tiwanaku, na bolívia em 1950 por um agricultor local e foi datada como existente há 3500 anos que possuía alguns desenhos feitos pela civilização suméria. com esses dados, julga-se que os contactos entre a américa e a eurásia ocorreram há mais tempo do que se pensava.

9- baterias de baghdad
na cidade de baghdad, no iraque, foram encontrados em 1938, vários vasos com uma aparência estranha. lá dentro, em cada um havia um cilindro feito de cobre e uma vareta de metal. descobriu-se então que os vasos eram na verdade baterias eléctricas, mostrando que as civilizações antigas as usassem para obter energia eléctrica, muito tempo antes do que nós pensávamos (há 4000 anos atrás).

8- rochas esféricas de costa rica
em toda a costa rica, encontram-se mais de 300 rochas em forma de esfera espalhadas pela região. acredita-se que tenham sido feitas pela extinta cultura diquís, que existiu entre os anos 700 a 1530. o que torna essas rochas estranhas é o facto de terem sido criadas numa época em que a tecnologia humana era bastante limitada e que as pedras são perfeitamente redondas, até demais para terem sido criadas naquela altura.

7- máquina de anticítera
este artefacto foi encontrado em 1901, junto de vários escombros pertencentes a estátuas, por mergulhadores, perto da costa da ilha de anticítera, que foi datado como existente há cerca de 2000 anos atrás. foi então que a máquina de anticítera foi revelada como o primeiro computador analógico de sempre. pensa-se que era usado para indicar eventos astronómicos futuros pelos navegadores.

6- martelo de londres
este objecto foi encontrado durante os anos 30 em londres por um casal que viu uma rocha com um bocado de madeira a perfurá-la. foi então que o objecto foi identificado como um martelo envolvido numa pedra, com cerca de 400 milhões de anos. descobriu-se também que o pedaço de madeira está a transformar-se em carvão, o facto que tornou a identidade verdadeira do objecto um grande mistério.

5- ovos gigantes de chechnya
em chechnya, na rússia foram encontrados cerca de 40 ovos de dinossauros fossilizados com uma aparência maior que os ovos de todos os outros dinossauros já encontrados até agora, chegando a medir cerca de um metro de comprimento. sabe-se que o maior dinossauro de todos (amphicoelias fragilimus) colocava ovos do tamanho de uma bola de basquete. a espécie que colocou os ovos ainda é desconhecida pela ciência.

4- mapa de piri reis
o mapa de piri reis foi criado pelo homem com o mesmo nome, um cartógrafo e almirante do império otomano. foi desenhado em 1513 e era o melhor mapa alguma vez criado naquela época, que mostrava a costa europeia, africana e sul-americana, incluindo algumas ilhas pertencentes a essas regiões. o que o tornou um artefacto misterioso é o facto de possuir a antártida desenhada, quando esta só foi descoberta 300 anos depois da elaboração do mapa.

3- rocha do lago winnipesaukee
no lago winnipesaukee, situado nos estados unidos, foi encontrada uma rocha em forma de ovo, que possui uma cara humana e tem gravado alguns símbolos até hoje indecifráveis e ainda não se sabe quem é que a criou nem quando foi elaborada.

2- rocha com caracteres chineses
numa pequena vila chinesa chamada zhangbu, foi encontrada uma rocha bastante misteriosa e intrigante. essa rocha foi datada como existente há cerca de 270 milhões de anos, possuía letras chinesas gravadas nela, que significam 'partidário comunista da extinção da china'. embora algumas pessoas pensassem que as letras tivessem sido gravadas recentemente, todos os geólogos concluíram que os caracteres na rocha eram legítimos e que não há evidências das letras terem sido escritas pela mão humana.

1- manuscrito de voynich
o manuscrito de voynich é considerado o manuscrito mais misterioso já alguma vez encontrado. foi elaborado no início do século XV e descoberto pelo livreiro wilfrid voynich, o que deu nome ao artefacto. dentro do manuscrito, estão contidos símbolos e letras que ainda hoje são indecifráveis. também estão desenhadas cerca de 400 espécie de plantas diferentes, na secção de botânica, e apenas 16 foram identificadas. as cores usadas também só foram descobertas posteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário