terça-feira, 8 de abril de 2014

a maldição de tutankhamon

na postagem de hoje, vou falar sobre uma possível maldição que envolve o mais bem conhecido faraó da antiguidade, tutankhamon. ficou bastante conhecido por ter falecido com 19 anos e por ter assumido o trono aos seus doze anos.

em 1922, george edward, mais bem conhecido como lorde carnavon, fundou uma expedição ao egipto para descobrir a tumba de tutankhamon. o arqueólogo howard carter encontrou sucessivamente o sarcófago do faraó, mas antes de o abrir, leu a seguinte frase, gravada numa placa de argila:
"a morte vai atacar com o seu tridente todos aqueles que perturbarem o sono do faraó"
porém, carter não ligou ao que leu e disse a lorde carnavon que tinha encontrado a tumba. só que eles não sabiam que iriam abrir um portal para a morte de muitas pessoas...
quatro meses após a abertura do sarcófago, um mosquito picou lorde carnavon e deixou uma pequena borbulha na sua cara. quando um dia se cortou enquanto se barbeava, a marca piorou. mais tarde, ele encontrava-se numa cama, num hospital, vários dias até que acabou por morrer. um mês depois da morte de carnavon, george jay gould, que tinha visitado o sarcófago do faraó tutankhamon, morreu com uma pneumonia. algum tempo depois, o príncipe ali kamel, que incentivou a procura da tumba do faraó, foi assassinado pela sua esposa. o meio irmão de carnavon, aubrey hebert, ficou cego e também morreu. o radiologista que fez o raio-x do corpo do faraó também morreu por causa de uma doença misteriosa. foi então que arthur conan doyle afirmou que provavelmente as mortes eram causadas por poderes psíquicos dos sacerdotes que guardaram o corpo do rei.
a maldição atacou todas as pessoas que tinham uma ligação com lorde carnavon (todas morreram de maneiras pouco usuais ou desconhecidas) e os que visitaram o sarcófago também vieram a morrer. um dos poucos que sobreviveu à maldição de tutankhamon foi howard carter, que liderou a expedição.
lorde carnavon

radiologia ao corpo do faraó

o corpo do rei no sarcófago

Sem comentários:

Enviar um comentário