segunda-feira, 28 de abril de 2014

combustão espontânea


na postagem de hoje, vou falar sobre um mistério, conhecido como 'combustão espontânea' ou 'combustão humana' que intriga bastante os cientistas. esse é o nome dado a um acontecimento estranho onde uma pessoa é queimada até se tornar cinzas, mesmo que não tenha nenhum contacto com algo que a pudesse queimar.

julga-se que o primeiro caso de combustão espontânea tenha ocorrido no ano de 1663 em paris, onde thomas bartholin, um físico dinamarquês viu uma mulher que começou a arder misteriosamente e que a cama em ela se tinha deitado estava intacta.
ocorreu também um caso bastante intrigante de combustão humana espontânea, em 1967, em londres, quando um passageiro que vinha num autocarro, viu fogo azul vindo de um apartamento e pensou que fosse alguma fuga de gás. então, ele chamou os bombeiros, que quando chegaram à habitação em questão viram robert bailey morto nas escadas do apartamento. um dos membros da equipa de bombeiros disse que as chamas azuis surgiram de um corte no abdómen de robert, mas que ele ainda estava vivo quando entrou em combustão. há relativamente pouco tempo, michael faherty foi encontrado morto em casa com a sua cabeça próxima à lareira que possuía na sala. o corpo estava todo queimado e as autoridades não acreditavam que o fogo da lareira tivesse queimado michael por completo. o coronel da equipa afirmou que o caso foi investigado e que entra na categoria das combustões humanas, em que não existe uma explicação própria para o acontecimento.


em 1985, na inglaterra, jacqueline fitzsimons tinha apenas 17 anos quando se envolveu em fogo que não surgiu de lado nenhum, queimando-a misteriosamente. as pessoas que avistaram o acontecimento tentaram ajudá-la ao apagar as chamas envolventes e usar roupas para as abafar. então, o fogo desapareceu e jacqueline foi levada para o hospital, mas não sobreviveu aos seus ferimentos, embora não tivesse o corpo totalmente queimado. este é um dos poucos casos de combustão humana onde existem testemunhas.


sabe-se que, quando uma pessoa entra em combustão espontânea, apenas ela se queima e o meio onde se encontra aparece intacto. ocasionalmente o tecto e o chão são afectados pelas chamas. as vítimas deste fenómeno costumam estar sozinhas quando o fogo começa.
existem várias teorias que pretendem explicar este fenómeno, porém, nem todas são aceites. uma das mais plausíveis é quando, possivelmente, uma faísca queima as roupas de uma pessoa até chegar à sua pele. com isso, a pele começa a libertar gordura que ajuda na combustão. o corpo humano possui também gordura suficiente para poder arder por si próprio, dessa maneira. uma outra teoria não testada explica que os níveis altos de álcool no sangue podem fazer com que o corpo da vítima possa entrar em combustão naturalmente. porém, para que isso aconteça, o álcool no sangue precisa de ter um nível de concentração anormal.

sabendo que nenhuma das teorias já propostas pela humanidade é totalmente aceite e que o fogo que atinge a vítima normalmente deixa o meio em que se encontra intacto, a combustão espontânea é assim, dos fenómenos mais misteriosos de que se tem conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário