segunda-feira, 21 de abril de 2014

kuchisake-onna

na postagem de hoje, vou falar sobre outro ser do folclore de terror japonês, que tem o nome de kuchisake-onna. tal como a yamamba, já retratada aqui no blog, é uma mulher com uma boca arrepiante como a sua característica física principal.

no folclore japonês, a kuchisake-onna é vista como uma mulher lindíssima, com cabelos longos e negros, alta, com uma gabardine e carrega com ela uma tesoura enorme. possui uma máscara a tapar a boca, semelhante àquelas usadas pelos doentes ou pelos cidadãos em alguns países com muita poluição, como a china ou méxico. a sua boca possui um grande corte em ambos os lados até às orelhas.ou a meio da cara, dependendo da versão. tendo em conta esta, a kuchisake-onna pode também possuir dentes afiados. ela é conhecida por vaguear pelas ruas escuras durante a noite. quando encontra uma pessoa, preferencialmente crianças, pergunta-lhes:

"eu sou bonita?"

se a resposta for 'sim', a mulher tira a sua máscara, deixando a sua boca rasgada à mostra e pergunta:

"mesmo assim?"

no caso da resposta for 'não', a kuchisake-onna corta a boca da vítima até às orelhas. uma das maneiras de confundir a mulher, é dar a resposta "mais ou menos" ou "assim-assim", onde ela fica confusa na opinião dada e a vítima tem tempo para fugir. julga-se que a mulher deixaria a vítima escapar caso esta diga que já está comprometida com outra pessoa, após a pergunta.
em japonês, a mulher pergunta "watashi kirei?" (eu sou bonita, traduzido). curiosamente, as palavras "kirei" (bonita em japonês) e "kire" (imperativo do verbo cortar também em japonês) possuem uma pronúncia semelhante e criam um trocadilho na frase da personagem folclórica.
existem algumas suposições para a boca retalhada de kuchisake-onna, como uma cirurgia plástica que não correu bem ou uma irmã que invejava a beleza da outra e a deformou, cortando-lhe os cantos bocais.


alguns relatos de avistamentos deste ser folclórico começaram no fim dos anos 70, que geraram pânico entre as crianças que se encontravam na escola e os seus pais. a partir de uma determinada altura, as crianças eram permitidas a irem para casa apenas com o acompanhamento de um professor e com polícias que faziam rondas pelas cidades.

na mídia kuchisake-onna já foi retratada num filme homónimo de 2007. enquanto que no japão foi dada ao filme a restrição de idade de 12 anos, na coreia do sul deram-lhe uma restrição de 18 anos. uma sequência desse filme foi realizada no ano seguinte, intitulada de "kuchisake-onna 2: the scissors massacre".
File:Carved-poster.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário