terça-feira, 17 de junho de 2014

o mistério dos estigmatas

na postagem de hoje, vou falar sobre um estranho fenómeno que ocorre no corpo das pessoas mais propriamente em órgãos ligados à crucificação de jesus cristo.

os estigmatas são representados como o aparecimento de feridas e sangue nas mãos, pés e tórax das pessoas. é costume ser relacionado com a crucificação de jesus cristo, porque durante este processo, ele foi pregado e golpeado com pregos/uma lança exactamente nesses 5 locais. as feridas podem gerar a segregação de sangue, mas não chegam a cicatrizar, porque podem desaparecer em algumas horas após o seu surgimento. todas as pessoas podem vir a encontrar um estigmata no seu corpo, porém, acredita-se que eles apareçam mais vezes em santos ou nos religiosos mais cultuosos.


podem também surgir ferimentos causados por uma coroa de espinhos (que jesus tinha na cabeça durante a sua crucificação) ou marcas de chicotes nas costas. existem ainda alguns estigmatas que costumam aparecer na testa, em forma de cruz. os médicos que examinaram estes casos descobriram que o sangue que é segregado não é verdadeiramente sangue, sendo assim, um líquido desconhecido pela ciência. diz-se que os estigmatas aparecem nas pessoas quando estas são muito ligadas à religião, sendo vítimas de ataques psicossomáticos, onde o inconsciente abre feridas pela devoção a cristo. sabe-se que este fenómeno ocorre com maior intensidade durante a páscoa. alguns acreditam que os estigmatas são enviados por deus para as pessoas consideradas mais sagradas. no entanto, ainda não existe nenhuma explicação científica para o aparecimento desses ferimentos.

o primeiro caso datado foi em são francisco de assis, um frade católico italiano, em 1222. depois disso, mais de 300 casos semelhantes foram relatados, sendo alcunhados como estigmatas. alguns católicos conhecidos foram vítimas desses estranhos fenómenos, como padre pio de pietrelcina, giorgio bongiovanni, maría de león bello y delgado e gemma galgani.

Sem comentários:

Enviar um comentário