na postagem de hoje, vou falar sobre algumas pessoas que foram candidatadas a participar no circo dos horrores, que se baseava nas mutações raras em seres humanos/animais.
entre 1840 até aos finais do século XX, o circo dos horrores foi bastante popular, porque exibiam seres humanos e animais com estranhas mutações e anomalias, que tinham como objectivo chocar o espectador. no entanto, os avanços científicos puderam explicar que o que aparecia naqueles arrepiantes circos, eram mutações físicas, o que levou os espectadores a deixarem de ter medo do que viam. até haviam alguns cidadãos que mostravam a sua simpatia para com essas pessoas. o circo dos horrores deixou de ser um local assustador para ser considerado um tipo de abrigo para gente com deformações, o que levou a um declínio da sua popularidade. no entanto, o circo dos horrores continuou a ser lembrado, mesmo depois de ter desaparecido e o receio que alguns espectadores tiveram, estendeu-se com eles até seguirem para as suas próprias sepulturas. vejam alguns dos mais famosos concorrentes no circo dos horrores:
-mademoiselle gabrielle, a mulher pela metade:
gabrielle fuller nasceu na suíça em 1884 e aderiu ao circo dos horrores em 1900, que possuía apenas a parte superior do seu corpo formada. porém, apesar de possuir essa estranha mutação, casou-se duas vezes.
-joseph merrick, o homem elefante:
nascido na inglaterra em 1862, joseph merrick sofreu severas mutações no seu corpo, que fez com que, inicialmente, os seus membros crescessem mais do que o normal. mas depois, tudo nele começou a aumentar de tamanho consideravelmente, e uma grande parte dos seus ossos cresceu anormalmente, dando-lhe uma aparência bastante estranha. foi das principais atrações do circo dos horrores. ele possuía uma doença rara conhecida como síndrome de proteus, que foi confundida com a elefantíase, naquela época.
-myrtle corbin, a mulher de 4 pernas:
josephine myrtle corbin nasceu em tennessee, em 1868 e ficou conhecida pelo facto de possuir quatro pernas. a mutação resultou de um irmão gémeo que não se desenvolveu normalmente enquanto esteve na barriga da mãe. myrtle podia mexer as suas pernas, mas as que pertenciam ao seu gémeo eram fracas demais para poderem andar.
-juan baptista dos santos, o homem de dois pénis:
juan baptista dos santos nasceu em portugal, em 1843, conhecido por uma rara anomalia que lhe conferiu dois pénis funcionais, três sacos escrotais, onde em dois deles, estava unido um único testículo. embora alegasse que tinha dois testículos, sabe-se que um deles recuou para o abdómen aos seus 10 anos de idade. possuía também um membro inferior extra.
-martin laurello, o homem coruja:
martin laurello nasceu na alemanha em 1886 e possuía uma certa característica, que lhe permitia rodar a cabeça a 180º, como as corujas fazem, daí a sua alcunha. ele atraía multidões pelos circos e já se apresentava pela europa desde os seus 20 anos.
-mary ann webster, a mulher mais feia do mundo:
mary ann webster nascida 1874, na califórnia, ficou alcunhada como "a mulher mais feia do mundo" devido às suas características faciais. ela apresentava sintomas progressivos de acromegalia, uma doença que provoca a distorção das feições da cara de uma pessoa, gerando também dores de cabeça e problemas de visão.
-lionel, o homem leão:
lionel, nascido como stephan bibrowsky, na alemanha em 1890, foi um homem que sofria de hipertricose, uma anomalia que cobre totalmente o corpo do indivíduo com pêlos longos. só na sua cara, cerca de 20 centímetros de pêlos cresceram. no entanto, ele não era apresentado como um animal, porque até lhe ofereciam a melhor roupa que tinham e lionel fazia questão de mostrar o quanto inteligente e amigável era.
-wang, o homem unicórnio:
em 1930, um agricultor chinês, conhecido somente como "wang" foi descoberto por um capitalista russo, que lhe tirou uma fotografia para enviar a robert ripley, que trabalhava no "acredite se quiser", um tipo de circo de atrações da época. ele possuía um chifre de 33 centímetros na cabeça. no entanto, wang desapareceu da opinião pública durante os anos 30 e nunca mais voltou a ser visto.
-madame clofullia, a mulher barbuda de genebra:
josephine clofullia, nascida em 1827 na suíça, apresentava pêlos faciais desde nascença e aos 8 anos de idade, já tinha cerca de 5 centimetros de barba. ela casou-se com um pintor francês e ficou famosa quando moldou a sua barba para ficar semelhante à de napoleão III. como "recompensa", o governante ofereceu-lhe um diamante.
-ella harper, a mulher camelo:
ella harper nasceu em 1873 nos estados unidos e pouco se sabe sobre a sua vida pessoal. sabe-se que ela era alcunhada de "mulher camelo", porque os seus joelhos tinham uma deformação que os direccinava para trás. ella afirmava que podia andar facilmente de quatro, como os animais quadrúpedes fazem.
Sem comentários:
Enviar um comentário