segunda-feira, 9 de junho de 2014

mulher de branco

na postagem de hoje, vou falar sobre uma personagem pertencente ao folclore mundial, porém, existem mais histórias dela na américa, mais propriamente vindas do brasil e do méxico.

a mulher de branco, também conhecida como mulher da meia-noite ou bela da meia-noite, é um ser folclórico conhecido por todo o mundo, pelas suas características: uma jovem com um vestido branco e brilhante que assusta qualquer pessoa que encontre. na ásia oriental, há uma versão que ilustra a mulher de branco com uma máscara apenas com duas aberturas para os olhos e longos cabelos negros. a primeira história publicada sobre este ser foi lançada em 1859, por wilkie collins, que realizou uma novela escrita, conhecida como "the woman in white". esta é a primeira novela escrita do género mistério/terror e foi muito bem sucedida.

existem outras histórias variadas, uma delas que fala de uma mulher grávida de dois filhos, que após o casamento, foi abandonada pelo marido. furiosa, quando os filhos nasceram, a mulher matou-os e fugiu de casa. mas tarde, apercebera-se do erro que tinha cometido e ficou triste e irritada, vingando-se nas pessoas que encontra pelo seu caminho. para alguém se ver livre dela será necessário levá-la até ao sítio onde tinha assassinado os seus filhos.
conta-se também que a mulher de branco é uma linda e jovem rapariga que surge à beira das estradas e pede boleia até casa aos homens que encontra a conduzir. então, ela tenta seduzir o homem e se este mais tarde a trair, será morto por ela. caso contrário, nada lhe acontecerá, ou então, ficará com uma simples marca no corpo.
há ainda outra história que fala de uma mulher que vagueia pelos cemitérios e explora os túmulos, onde ouve o choro dos filhos que ela mesma tinha matado.


no méxico, ela é conhecida como "la llorona" (a chorona, em tradução livre) e é um folclore mexicano muito bem conhecido; está tão bem difundido que alguns imigrantes vindos de outros países locais (EUA e canadá) afirmam ter visto uma estranha mulher a passear pelas margens dos rios. inclusive no méxico existe uma lenda sobre este ser, onde remonta ao século XVI, quando os habitantes da cidade do méxico trancavam as janelas e portas das suas casas e refugiavam-se lá, por causa de uma mulher que, durante a noite, acordava as pessoas com as suas lamentações, sob o luar (daí o nome, "a chorona"). aqueles que tentavam descobrir o que causava os tais prantos nocturnos, deparavam-se com uma neblina branca e espessa com a silhueta de uma rapariga, coberta com um longo véu, que vagueva em várias direcções, até sumir quando chegasse ao lago texcoco, no vale do méxico.

também é personagem de histórias que os pais contam aos seus filhos para os prevenir de ficarem acordados durante a noite, onde se conta que ela rapta crianças desobedientes e más.

Sem comentários:

Enviar um comentário