terça-feira, 10 de junho de 2014

codex gigas- a bíblia do diabo

na postagem de hoje, vou falar sobre um manuscrito escrito em podlažice, na república checa, escrito por um monge durante o século XIII. este manuscrito é considerado como a bíblia do diabo, já saberão porquê...

o codex gigas ("livro gigante" em tradução livre do latim) é considerado o maior manuscrito medieval de sempre, pelo menos, por agora. para os curiosos, o livro está preservado na biblioteca nacional da suécia, em estocolmo. é conhecida também como a bíblia do diabo, não só por possuir uma gravura de 50 centímetros de altura de satanás, mas também pela lenda que gira em volta do manuscrito. vamos agora explorar a história do livro:

na primeira página existe uma nota que indica os nomes dos monges do mosteiro de podlažice, que actualmente, se encontra destruído. mas pelo que foi investigado, o tamanho do mosteiro e a quantidade de recursos humanos existentes por lá eram bastante reduzidos, que devia impedir a produção de um livro tão grande como este e em tão pouco tempo. julgam-se que os últimos registos escritos foram criados no ano 1229, porque não havia nenhuma referência à morte do antigo rei da boémia (nome antigo da república checa), ottokar I, que ocorreu em dezembro de 1230. talvez o livro tenha sido terminado durante esse ano, antes dos meses finais. durante vários anos, o codex gigas foi preservado em diversas bibliotecas antigas em países locais, até chegar à biblioteca nacional da suécia.

conta-se que o codex gigas foi elaborado por um monge que foi contra a sua religião e foi condenado a ser murado para o resto da sua vida. para compensar o seu erro e se livrar da sanção, ele prometeu criar numa única noite, um livro que glorificasse o mosteiro para sempre e que possuísse todo o conhecimento humano até à altura. quando faltava pouco para a meia-noite, o monge apercebeu-se que não conseguiria acabar de terminar a sua obra num período de tempo muito reduzido. então, ele fez uma oração especial para pedir ajuda a terminar a sua tarefa, não a deus, mas sim ao seu opositor, satanás. o monge fez a tal oração onde daria a sua alma ao diabo se este terminasse de escrever o manuscrito até ao dia seguinte. foi então que o livro foi concluído, e como agradecimento, o monge colocou uma imagem de satanás no livro. apesar desta lenda, o codex gigas não foi banido pela inquisição e foi investigado por diversos especialistas.


o livro possui toda a versão da vulgata latina, da bíblia, junto com a enciclopédia "etymologiae" de isidoro de sevilha, "guerra dos judeus"/"antiguidades judaicas" de flávio josefo, "chronica boemorum", de cosmas de praga, tratados medicinais e textos sobre orações, exorcismos, alfabeto, um calendário com datas de celebração de santos, registos de acontecimentos relevantes e uma lista de nomes (julga-se que sejam nomes de monges do mosteiro de podlažice). o livro está todo escrito em latim.

para além disso, tem também algumas gravuras pintadas em vermelho, azul, verde, amarelo e dourado. o livro possui alguns mistérios, como por exemplo, o modo de escrita que nunca varia ao longo das páginas e o autor nem redige os seus estados de espírito, doenças ou sinais de envelhecimento. isto levou a acreditar que o livro foi realmente escrito numa só noite, porém, no ponto de vista dos especialistas, o manuscrito devia ter demorado cerca de 20 anos a ser produzido, devido à produção da marcação das linhas/colunas, ilustração dos desenhos e à escrita. a página 290, possui uma gravura de um ser semelhante a satanás, que gerou as possibilidades da venda da alma ao diabo por parte do monge que criou o codex gigas. algumas páginas antes desta apresentam um tipo de folha diferente, mais escuro do que as outras, onde os caracteres se encontram mais esbatidos. isto acontece porque essas páginas foram feitas a partir de peles de animais e escurecem quando estão expostas à luz; no decorrer dos anos, as páginas começaram a ficar mais escuras.

como terá sido criado o codex gigas? será que foi mesmo concluído com ajuda externa vinda de satanás? afinal, de que forma o monge poderia ter terminado um livro tão grande em uma só noite? um mistério inexplicável.

Sem comentários:

Enviar um comentário