quarta-feira, 18 de junho de 2014

grifo


na postagem de hoje, vou falar sobre uma das criaturas mitológicas mais fantásticas de sempre, na minha opinião: o grifo.

este animal mitológico é conhecido por ter um corpo de leão e patas dianteiras/asas/cabeça de águia. em algums gravuras, o grifo possui alguns penachos na ponta da sua cauda. ele é bastante relacionado como o guardião do ouro, inclusive se afirma que os grifos da índia são responsáveis por essa função, segundo filóstrato, um escritor grego que viveu durante os séculos II e III. incubam ovos de ouro em ninhos também feitos desse material em bolcacas (nome usado na mitologia grega para definir os ninhos dos grifos).

a sua imagem surgiu no oriente médio quando os persas, babilónios e assírios representavam uma criatura com as caracteristas que dei no parágrafo de cima, como forma de arte (estátuas e pinturas). actualmente, a figura do grifo é usada para ilustrar brasões, visto que são descritos como criaturas de grandes virtudes e sem vícios. também simboliza um signo do zodíaco, devido ao seu senso justiceiro e também de dominar os céus e valorizar a inteligência, é desginado pela balança. a lira italiana possui o desenho de um grifo.


os grifos são descritos como inimigos mortais dos basiliscos, outro ser lendário que é caracterizado como sendo uma espécie de cobra que se mostra bastante cruel perante tudo o que o rodeia. existe outra criatura lendária conhecida como hipogrifo que é o resultado do acasalamento de uma égua com um grifo, mas seria bastante incomum se algo desse género ocorresse realmente, porque os grifos desprezam equinos. existe até um ditado que é: "acasalar grifos com cavalos" que possui o mesmo valor que a expressão "quando as galinhas tiverem dentes". com isso, o hipogrifo ficou simbolizado como a representação do amor e da impossibilidade. os hipogrifos aparentam ser mais calmos que os grifos, podendo ser animal de estimação de feiticeiros ou guerreiros e também são tão rápidos como um relâmpago.

mas será que existem grifos na realidade? existem algumas fotografias na internet que são usadas como um fim: convencer as pessoas da existência de um ser mitológico. aqui está uma:
é mesmo de um grifo real? não. é, na verdade, resultado de uma brincadeira com taxidermia, a arte de preservar, montar e inventar animais como fim para um estudo. isto é feito com corpos reais de animais, mas, obviamente, necessitam de estar mortos. no entanto, a taxidermia usada para fazer fusões de animais que seriam impossíveis de obter naturalmente, não é considerada taxidermia verdadeira pelos médicos especializados nestes assuntos. este grifo encontra-se no museu zoológico, em copenhaga. 

Sem comentários:

Enviar um comentário