quarta-feira, 11 de junho de 2014

a lança do longino

na postagem de hoje, vou falar de um estranho artefacto que realmente existe, conhecido como a lança do longino ou lança do destino.

a sua história remonta há mais de 1000 anos atrás: este objecto foi utilizado pelo centurião romano, longinus, para perfurar o corpo de jesus cristo durante a sua crucificação, segundo a tradição da igreja católica. essa mesma tradição indica que, mais tarde, este objecto foi encontrado na antioquia (actual antakya), na turquia, por pedro bartolomeu, um monge, que a descobriu durante a primeira cruzada, esta elaborada pelo papa urbano II, em 1095. pedro afirmou ter sido visitado por santo andré, que lhe falou da localização da relíquia, declarando que se situava na igreja de são pedro.

após a primeira cruzada, foi realizada uma escavação nesse sítio e pedro bartolomeu conseguiu encontrar a lança. apesar de se ter pensado que foi lá colocado um objecto diferente em vez da verdadeira lança. no entanto, o príncipe da antioquia, que levava consigo a lança para lutar contra os seus inimigos, conseguiu vencê-los sucessivamente; este acontecimento até foi considerado como um milagre.


existe uma lenda que conta que quem possuir a lança do longino consigo tornar-se-á invencível, sendo capaz das maiores proezas, como por exemplo, dominar o mundo. julga-se de adolf hitler tentou obter a lança a todo o custo, porém, no início da sua derrota (a mesma onde ocorreu um ataque a um dos estabelecimentos nazis), os americanos obtiveram a lança do longino, supostamente. diz-se que a relíquia se encontra até hoje na posse dos americanos. sabe-se também que uma estranha maldição contempla a lança do longino...  pelo facto de ter tocado no sangue de jesus cristo, pensava-se que ela tinha propriedades curativas, no entanto, veio a revelar o contrário. é verdade que a lança permitia glória ao seu detentor, mas pouco tempo depois, estes acabavam por morrer alguns grandes nomes como papa inocêncio VIII, frederick barbarossa, carlos magno e napoleão bonaparte testemunharam a maldição da lança.

Sem comentários:

Enviar um comentário