sexta-feira, 1 de agosto de 2014

o incidente max headroom


no dia 22 de novembro de 1987, em chicago, dois canais de televisão americanos foram hackeados e graças a isso, tiveram a sua emissão interrompida por dois homens misteriosos. este episódio ficou conhecido como o incidente "max headroom".
a primeira invasão ocorreu no nono canal, WGN-TV, durante o jornal na transmissão do programa de desportos "the nine o'clock news". repentinamente, a imagem foi cortada durante 30 segundos e apareceu um homem que usava uma máscara de max headroom, uma personagem britânica computadorizada criada em 1984.
o vídeo que acompanhava o homem emitia apenas um chiado. quando o sinal voltou ao normal, o apresentador, que se mostrou baralhado com o ocorrido, disse:

"bem, se estás a perguntar-te o que aconteceu, eu também".

na mesma noite, por volta das 11:15, o canal 11, PBS WTTW também foi hackeado, durante a emissão de um episódio da série "doctor who". o mesmo vídeo que apareceu no canal 9 surgiu novamente, só que com um som mais distorcido. a pessoa com a máscara de max headroom disse o seguinte, enquanto ria:

"agora chega disso. ele é um maldito nerd. sim, eu acho que sou melhor que chuck swirsky, liberal idiota".

o homem, cuja identidade não foi descoberta, continuou a dizer várias coisas, incluíndo o slogan "catch the wave" da coca-cola, com uma lata de pepsi na mão. de seguida, atirou-a para longe e fez um gesto obsceno, com uma extenção de borracha no dedo do meio. eis que voltou a pegar na lata de pepsi, tirou a extensão de borracha, cantou a música de génerico do desenho animado "clutch cargo" e disse:

"o teu amor está a desaparecer".

depois disto, ele afirmou ter feito uma "enorme obra-prima para os maiores nerds leitores de jornais do mundo". de seguida, ergueu uma luva, colocou-a e disse:

"o meu irmão está a usar a outra".

de repente, a câmara mostrou a parte de baixo do homem. ele estava com o rabo de fora e estava a segurar a sua máscara para a câmara. depois, ele foi açoitado com um mata-moscas por um cúmplice que usava um vestido, que também não foi identificado, enquanto dizia:

"oh, não! eles estão a vir para me apanharem! vem apanhar-me, vadia!".


a transmissão foi interrompida e a emissão normal voltou no fim de 90 segundos.
os engenheiros do canal WTTW não foram capazes de travar a invasão. segundo anders yocom, o porta-voz da estação, os técnicos do monitoramento da transmissão "tentaram tomar medidas correctivas, mas não conseguiram. no momento em que o nosso pessoal começou a ver o que se passava, já tudo tinha acabado".
a WTTF encontrou cópias da gravação com a ajuda dos fãs de "doctor who", que estavam a gravar a série na altura em que a invasão ocorreu. a WTTW e a WGN-TV juntaram-se com a HBO, como vítimas da intrusão no horário de emissão. o incidente max headroom foi relatado na CBS evening news, no dia seguinte e ambos os canais receberam imensos telefonemas de telespectadores que pretendiam perguntar sobre o que tinha acontecido durante a invasão das estações.
o invasor, assim como os seus cúmplices, nunca foram descobertos.

aqui está o vídeo:

adaptado de: creepypastabrasil

Sem comentários:

Enviar um comentário