domingo, 3 de agosto de 2014

a tribo dos aghori

os aghori são uma tribo indiana, muito temida pelos habitantes locais, que cultuam a deusa hindu, shiva e fazem de tudo para a agradar. de tudo mesmo, até o mais extremo, porque, para eles, shiva é o ser mais perfeito da criação e negá-lo é uma ofensa para a tribo. 

para os aghori, nada é proibido. isso pode ser confirmado a partir do momento em que sabemos dos seus hábitos: comer comida podre ou fezes, meditar em cima de um cadáver humano, usar um crânio como malga, morar em cemitérios e praticar canibalismo.
os aghori vivem à custa de esmolas que pedem enquanto vagueam pelas zonas mais habitadas e muitos indianos têm medo deles. alguns vivem em cemitérios ou nas ruas, cobertos de cinzas de humanos e ossos pendurados pelo corpo, usando-os como colares ou pulseiras, por exemplo.


para cultuar a deusa shiva, os aghori meditam sobre um cadáver humano, que geralmente encontram a boiar no rio ganges. após a prestação de culto, uma parte da carne podre do morto deve ser ingerida.
vocês devem achar que estas pessoas não devem viver durante muito tempo, se possuem estes hábitos grotescos, certo?

a verdade é que alguns chegam a ultrapassar os 100 anos de idade e têm poderes sobrenaturais sobre a natureza, podendo fazer parar uma chuva, exemplificando. também são conhecidos como santos pelos indianos e costumam recorrer-lhes para a busca da cura para alguma doença. vão até eles com comida e falam sobre os seus problemas. quando acabam de falar e se um aghori começar a insultar o seu paciente, é porque tudo irá correr bem com ele.


o aghori mais famoso é kinaram e julga-se que ele viveu até aos 150 anos de idade. até existe um templo que foi construído em sua homenagem, que pode ser encontrado em varanasi. outros que também são famosos são tailanga swamy, dattatreya e bhagwan ramji.

aqui estão uns vídeos sobre os hábitos desta tribo. vê-os se conseguires:

adaptado de: assombrado

1 comentário:

  1. Amigo,parabéns pelo blog, mas só uma correção, Shiva não é uma deusa é um deus.

    ResponderEliminar