sábado, 23 de agosto de 2014

Sopa de defunto


Habitantes das selvas da Venezuela e Brasil, os Yanomami são uma tribo indígena, que possui um estranho hábito fúnebre: fazer uma "sopa" dos cadáveres e comê-la. Os Yanomamis são conhecidos por viver em conjunto com a natureza, ser territoriais e espirituais.
Quando morre alguém, os restos mortais do falecido são levados para longe da aldeia onde vivem e são queimados até que apenas os ossos e as cinzas permaneçam, que, posteriormente são recolhidos em recipientes específicos e levados de volta para a aldeia, onde ocorre a parte mais importante do rito.
Os ossos carbonizados são esmagados em pó e misturados num guisado de banana, junto com as cinzas. Esta misturada é consumida pela família do falecido (ou por vezes, pela comunidade inteira). Este ritual é feito como um gesto de lembrança e amor e caracteriza-se como algo importante na cultura dos Yanomami. Se o produto não for consumido pelos entes próximos, estes nunca encontrarão a paz, segundo a tradição.
Não se sabe ao certo o porquê do uso da banana, mas afirma-se que é adicionada apenas por causa do seu sabor, visto que os ossos humanos queimados não devem ter um gosto agradável.

Adaptado de: minilua

Sem comentários:

Enviar um comentário