sábado, 9 de agosto de 2014

o caso de david reimer


os gémeos idênticos, david e brian reimer nasceram a 22 de agosto de 1965, em winnipeg, no canadá. como nesse país a circuncisão é muito habitual, os pais dos gémeos decidiram, por recomendação médica, submeter os filhos a uma operação. com brian, correu tudo bem, mas o seu irmão não pôde dizer o mesmo...
o cirurgião não pôde estar presente na operação de david esta foi realizada pelo seu assistente. inexplicavelmente, ocorreu uma falha no cauterizador eléctrico, que chamuscou totalmente o pénis de david. posteriormente, este começou a apodrecer e desprendeu-se do corpo.

o desenvolvimento de uma cirurgia da reconstrução genital estava numa fase muito prematura, o que não deixava muitas opções para david. no entanto, os seus pais descobriram um médico de baltimore, john money, um sexólogo com boa reputação, cujas ideias sobre a superioridade da influência ambiental a respeito da biologia, tinham-lhe dado um certo reconhecimento dentro dos grupos de ambientalistas no estudo de psicologia.

quando os pais de david pediram um conselho a john, este viu uma boa oportunidade no caso, já que teria um voluntário exposto para analisar e experimentar, david e o seu irmão brian, com o qual compararia as diferenças que surgiriam segundo a educação dada, pois sabia-se que a nível genético, os irmãos eram quase iguais.
john recomendou à família reimer que david fosse submetido a uma operação de criação de uma vagina artificial e que deveria receber uma educação de acordo com o seu novo sexo, ou seja, a que seria dada a uma menina. então, david passou a ser chamado de "brenda" e os pais só tinham que tratar o seu filho como uma menina e nunca falar com ele acerca da sua sexualidade.

brian reimer (à esquerda) e david reimer (à direita)

porém, brenda não gostava dos brinquedos de raparigas, como as bonecas, costumando arrancar-lhes os cabelos e as roupas. os pais temiam que brenda desse conta da sua sexualidade.
conforme o crescimento, brenda começou a desenvolver uma estatura muscular e pouco feminina, que faziam dela alvo de gozo, por parte dos seus colegas de escola. ela também não se identificava como uma rapariga, entre os seus 9 e 11 anos de idade.

frequentemente, os irmãos iam à consulta de john money para que ele avaliasse os seus crescimentos. segundo os relatos dos irmãos, que foram dados a conhecer mais tarde, as terapias de john eram bastante perturbadoras para eles. david relatou a maneira de como o médico mostrava a ele e ao seu irmão, imagens sexuais, que serviam para redireccionar a sua sexualidade, segundo john.
afirmou tabém que john mandava os irmãos tirar a roupa, contra as suas vontades e mandava brenda ficar de quatro no chão, enquanto o seu irmão brian fazia movimentos e toques relacionados com sexo contra o rabo da irmã. o médico negou sempre ter feito tal coisa.


a experiência dos irmãos nas suas idas ao médico começaram a traumatizá-los. quando o doutor pressionou os pais para fazer uma cirurgia de construção de uma vagina em brenda, as visitas de acompanhamento acabaram. dos 22 meses de vida até aos primeiros anos como adolescente, brenda teve que urinar por um orifício que os cirurgiões fizeram no seu abdómen.

enquanto crescia, brenda via a sua vida a deteriorar-se, progressivamente. negava-se a tomar os estrogénios que lhe faziam crescer os seios e as suas tentativas de suicídio começavam a preocupar a família. quando o doutor money começou a afastar-se da família, o pai de brenda decidiu contar-lhe toda a sua história. após ouvir tudo, brenda decidiu mudar de sexo novamente e tornou-se num homem. ela tomou injecções de testosterona, mastectomia dupla e foi submetida a duas operações de faloplastia.


david casou-se, anos mais tarde, com uma mulher chamada jane fontaine e tornou-se o padrasto de três filhos. em pouco tempo, a sua história foi tornando-se pública e ele perdeu o seu emprego e a sua esposa. poucos anos depois, o seu irmão brian suicidou-se com uma overdose de antidepressivos, segundo reportagens, devido à profunda culpabilidade que sentia pela sua operação ter corrido bem e pelos anos em que viu o seu irmão em pleno sofrimento. na manhã de 5 de maio de 2004, david parou o seu carro num parque de estacionamento de um supermercado e suicidou-se, dando um tiro na sua cabeça com uma espingarda. ele tinha 38 anos de idade.

adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário