sexta-feira, 21 de março de 2014

varig 967

na postagem de hoje, vou falar sobre um assunto que anda a ser retratado por todo o mundo: desaparecimento repentino de aviões. recentemente, desapareceu um boeing-777 perto de pequim. mas este assunto de que irei falar hoje será de um acidente aéreo mais antigo:

a 30 de janeiro de 1979, um avião cargueiro da companhia aérea brasileira varig encontrava-se em narita, no japão e estava para partir em rumo ao rio de janeiro. então, o avião descolou e o comandante gilberto araújo da silva conseguiu entrar sucessivamente em contacto com as torres de controlo, 22 minutos após a descolagem da aeronave e declarou que não havia nenhum problema a bordo e as condições climáticas eram favoráveis. este foi o último contacto feito pelo avião. o segundo contacto nunca chegou a ser realizado. repentinamente, o avião desapareceu de todos os radares e não se sabia onde é que ele se encontrava. algumas horas depois do desaparecimento do cargueiro, vários aviões e barcos foram enviados para procurar possíveis destroços caídos no mar ou até mesmo o próprio avião. mesmo depois de dias de busca, nenhum sinal do varig 967 fora encontrado.
Ficheiro:19790130-0-P-d-1-500.jpg
a teoria de algum problema a bordo foi descartada, porque se algo acontecesse, o piloto entraria em contacto com as torres de controlo e nenhum contacto foi feito. a explosão do avião também está fora de questão, senão, iriam ser encontrados os seus destroços espalhados no mar ou até mesmo em terra firme, porém, nada pertencente ao cargueiro foi encontrado. se ocorresse um ataque terrorista, o avião poderia ser encontrado à mesma. o roubo das pinturas que o cargueiro transportara a bordo foi posto fora de questão, porque nenhuma obra foi encontrada até agora. pensa-se também que o avião possa ter sido raptado por extraterrestres ou entrado para uma dimensão paralela. uma das explicações mais plausíveis é ter havido uma possível despressurização na cabine, que não tenha causado uma explosão do avião e causou o sufoco dos tripulantes. a partir daí, o avião pôde voar com a ajuda do piloto automático durante muito tempo até que o combustível acabou e caiu no fundo do oceano pacífico ou numa área inabitada, talvez muito distante do local onde as buscas foram realizadas.
de qualquer maneira, ainda ninguém soube como explicar o facto do desaparecimento de um avião enorme com 6 tripulantes e 153 quadros pintados por manabu mabe sem deixar algum vestígio. este é considerado o maior mistério da história da aviação moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário