quarta-feira, 19 de março de 2014

mistério do taos hum

nesta postagem, irei retratar um mistério de que ainda ninguém sabe a resposta. não é nada de muito assustador nem perturbante. o taos hum (zumbido de taos, literalmente), também chamado de "the hum" ou "bondi hum", é um fenómeno misterioso que costuma afectar qualquer pessoa, independentemente da idade, do género ou da localização geográfica.

este acontecimento foi datado primeiramente em taos, nos estados unidos da américa (daí o seu nome), embora possa acontecer em qualquer parte do mundo. os primeiros relatos surgiram já nos anos 40, vindos de cerca de 2000 pessoas na inglaterra, mas nessa altura as pessoas não davam grande importância ao zumbido. esse fenómeno faz com que as pessoas comecem a ouvir um som estridente de baixa frequência que mal se nota, mas de qualquer maneira, é muito incomodativo e irritante e não se sabe qual é a sua fonte de emissão. quando várias pessoas se começaram a queixar do tal som desconhecido, pesquisas começaram a ser realizadas para poder localizar a origem do barulho. embora o esforço tivesse sido muito, até hoje não se sabe de onde é que esse som surge. supõe-se que por não ter sido detectado por nenhum aparelho electrónico, o zumbido não pode ser captado normalmente por esses utensílios.

segundo as estatísticas, 2% das pessoas que vivem nos locais que já foram afectados pelo zumbido ainda sofrem com ele. sabe-se também que as pessoas afectadas não tinham nenhum problema auditivo. num estudo mais aprofundado, descobriu-se que 11% da população mundial já ouviu o som. devido ao facto do som ser bastante estridente e baixo, três pessoas que o ouviam suicidaram-se, isto no reino unido.
existem algumas explicações possíveis para a existência do zumbido, mas nenhuma delas é totalmente validada como uma explicação correcta para o fenómeno. uma delas é um zumbido próprio da anatomia humana, chamado de "tinnitus" que significa, do inglês, vibração, que ocorre quando uma pessoa se encontra numa zona silenciosa e um zumbido baixo surge nos ouvidos. porém, essa opção foi descartada porque o taos hum foi relatado como um som mais estridente. outra hipótese, na inglaterra foi posta em causa que dizia que o zumbido vinha dos peixes-sapo, que durante a época de acasalamento, emitem um som estridente para atrair as fêmeas. essa também foi descartada, porque a pessoa que ouviu o barulho na inglaterra descobriu que os peixes-sapo não vivem nessa zona do planeta. as máquinas industriais também foram culpadas por supostamente emitirem o som misterioso, nos eua. as duas máquinas que foram acusadas de causarem a emissão do zumbido foram 2 ventoinhas e um compressor de ar. embora essas máquinas tivessem sido desligadas, o som continuou.
várias hipóteses já foram aceites, mas descartadas posteriormente. por agora, o taos hum é mais um mistério que fica no ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário