sábado, 15 de março de 2014

fantasmas: o que são?


toda a gente sabe o que são fantasmas. normalmente são associados a seres cobertos por um manto branco com 3 aberturas, para os olhos e para a boca. mas será que essa associação é correcta? não. os fantasmas podem surgir de diversas maneiras: por forma de vulto, orbe, espírito ou poltergeist, estas as mais conhecidas. 

-os vultos são a provável fonte de associação aos fantasmas como um manto branco. os vultos são sombras que surgem em qualquer que seja o sítio, que nunca são vistas com claridade. possuem sempre uma aparência desfocada. existem algumas fotos onde uma figura humana ou animal aparece desfocada, mas isso pode até nem ser um vulto fantasmagórico, mas sim um leve deslize da câmara, fazendo com que o que quer que seja não tenha sido bem capturado pela câmara.
Image and video hosting by TinyPic


-as orbes são aparições que possuem sempre uma forma perfeitamente redonda (daí o seu nome comum). são das aparições fantasmagóricas mais fáceis de ser encontradas e costumam ser bastante rápidas ou ter um movimento característico. é claro que, como os vultos, nem tudo o que é encontrado na internet deve ser considerado uma orbe. é possível confundi-las com a lua, sujidade na câmara fotográfica, pirilampos, luzes de rua ou até brincadeiras com lasers propositadas.

-espírito é o nome que se dá a qualquer aparecimento fantasmagórico que se assemelhe a um humano ou até mesmo a um animal. quando aparecem, surgem com o corte de cabelo da pessoa que morreu e também com as roupas com que essa pessoa costumava usar. eles também podem aparecer dias depois da morte dessa mesma pessoa na sua casa para se 'despedir' ou para atacar alguma pessoa que odiava no passado. é costume dizer que os espíritos vestidos de brancos são os bons e anjos da guarda. já os vestidos de preto são ditos como malvados ou sinal de má sorte no futuro. há uma possibilidade de serem confundidos graças à pareidolia, que é um fenómeno natural em que uma coisa se assemelha a um rosto/corpo humano.

exemplo de pareidolia:

-poltergeist é o nome que se dá a manifestações de fantasmas que atacam o que encontram pela frente. são conhecidos por fazer voar bolas, por exemplo ou de mover cadeiras/candeeiros de mesa/vasos/etc. normalmente costumam ser violentos, embora haja uma percentagem de um poltergeist ser simpático. não é possível vê-los ou capturá-los nas câmaras de modo a ver os seus corpos, talvez apenas se alguém lhes atirar farinha para cima. o problema é encontrar um, visto que é invisível... um dos relatos de poltergeists mais bem conhecidos é o poltergeist de enfield, onde uma rapariga com o nome de janet era constantemente atacada por essas entidades, já para não falar do que acontecia em redor da casa. um dia destes, irei falar deste acontecimento mais detalhadamente numa postagem própria.

existem mais nomes atribuídos aos fantasmas e características próprias, dependendo da cultura. o pocong, por exemplo, é um dito fantasma que teve origem na cultura malasiana e indonésia.

casa assombrada: é o nome que se dá a eventos fantasmagóricos que ocorrem numa casa. aí, acontecem eventos como passos de pessoas, risos, choros ou ruídos que vão até alguns acontecimentos mais extremos como aparições de espíritos/vultos ou ataques de poltergeists. as pessoas que entram em casas como essas sentem sempre uma atmosfera sombria e pesada e umas zonas mais frias que outras. em portugal, uma das casas assombradas mais famosas é a casa amarela de ovar. há rumores que dizem que os ciganos que se abrigaram lá tiveram que fugir da casa por causa das manifestações sobrenaturais que lá ocorriam. no fórum portugal paranormal, alguns membros juntaram-se para entrar na casa em conjunto à procura de algo paranormal. alguns referem presenças negativas, outros não dizem nada. eu já encontrei uma imagem de 'algo' dentro da casa:

dentro do quadrado vermelho existe uma silhueta. agora numa versão mais detalhada, feita por um membro do fórum. ele propôs a hipótese de serem duas orbes uma em cima da outra:


por agora é tudo. até depois!

Sem comentários:

Enviar um comentário