sábado, 29 de março de 2014

introdução à ufologia


na postagem de hoje, vou introduzir um novo tema ao blog. é descrita como o estudo de relatos ou evidências de seres que vivem em outros mundos, mais conhecidos como extraterrestres. e a ciência que os estuda é a ufologia. essa palavra é derivada do acrónimo "ufo" (unidentified flying objects, que signifca "objectos voadores não identificados") e"logia" que é o sufixo do estudo de alguma coisa. porém, a ufologia é considerada uma pseudociência, isto é, estudos que possuem uma falta de evidências e credibilidade, logo, não possuem estatuto científico. também é assim caracterizada devido à falta de progressão do assunto, desde a década de 50 e a ciência em si, progride sempre que possível.
o primeiro relato do avistamento de um objecto voador não identificado foi a 24 de junho de 1947 por kenneth arnold, um aviador norte-americano. kenneth descreveu o ovni que viu bastante semelhante a um disco voador de brincar, o que deu origem ao termo 'disco voador'. no mês seguinte, um caso bastante famoso sobre a força aérea dos estados unidos terem encontrado destroços de um disco voador tornou-se numa notícia muito argumentada, gerando assim o caso roswell, que irá ser descrito cá no blog, um dia destes.
em portugal já foram avistados vários discos voadores por muitas pessoas, embora não se possa acreditar em tudo o que se ouve por aí, até porque alguns ovnis podem ter sido confundidos com aviões ou outras aeronaves. segundo os especialistas, "ovni" é um nome que pode ser atribuído a qualquer objecto que voa que à partida não é identificado pela pessoa que o avistou. algumas possíveis evidências de visitas de seres espaciais são os agroglifos, também chamados de crop circles, vistos por habitantes locais.
os agroglifos são marcas deixadas em plantações com uma forma perfeitamente circular e desenhos bastante complexos que demorariam vários meses para ser criados pela mão humana, sabendo que os agroglifos podem surgir de um dia para o outro. é claro que existem alguns agroglifos que são feitos por pessoas que servem como uma campanha publicitária para uma determinada coisa. uma evidência de vida inteligente fora da terra foi comprovada através de uma imagem enviada para o espaço, chamada de 'mensagem de arecibo' que serviu para fornecer informações sobre os humanos e sobre o próprio planeta terra a alguma civilização extraterrestre. foi enviada com a ajuda do radiotelescópio arecibo, em 1974 e a 21 de agosto de 2001 foram encontradas duas marcas perto da localização do radiotelescópio de chilbolton e lembravam a mensagem de arecibo enviada 26 anos antes.
esta foi uma das provas de vida inteligente extraterrestre, visto que os desenhos eram bastante parecidos, porém, os códigos eram diferentes, como se tivessem sido alterados à maneira dos extraterrestres. na mensagem enviada pela nasa, havia uma base matemática complexa, dominada por código binário, que permaneceu igual; os elementos enumerados por código binário (que tinham os valores respectivos na tabela periódica) que são básicos à vida humana (hidrogénio, fósforo, oxigénio, carbono e nitrogénio) eram os mesmos, só que foi colocado o elemento sicílio juntamente com os outros; a aparência parece ser mais pequena que a de uma pessoa, com uma cabeça maior; uma composição de DNA semelhante à de um humano, com mais uma fita no lado esquerdo.

por agora, a mensagem de arecibo é das evidências de vida extraterrestre mais credíveis das várias que foram relatas por milhares de pessoas. com isso, deu para perceber que não estamos sozinhos no universo... 

Sem comentários:

Enviar um comentário