domingo, 30 de março de 2014

a mensagem de arecibo

Ficheiro:Arecibo message.png
na postagem de ontem, comecei por introduzir o tema da ufologia no blog. hoje vou continuar com ele, ao falar sobre um assunto que relatei na postagem anterior, que evidenciou a existência de vida inteligente fora do planeta terra. falo da mensagem de arecibo que fora enviada a 16 de novembro de 1974 para o espaço, com a tentativa de descobrir algum ser que a pudesse descodificar e até mesmo enviar algumas informações sobre si próprio. e foi isso o que aconteceu...

a mensagem de arecibo foi enviada para o grande aglomerado globular de hércules e possuía uma potencia de 20 terawatts, tinha cerca de 1679 dígitos, todos eles em código binário e a mensagem demorou três minutos para ser enviada para o espaço numa frequência de 2380 Mhz. possui sete secções e cada uma pode ser descodificada se o receptor entender o código binário e continham uma propriedade particular da civilização humana:

números:
Image and video hosting by TinyPic
na primeira secção da mensagem de arecibo, estão indicados em código binário os números de 1 a 10, mas a partir do 8, os números foram mostrados em colunas, indicando que há números que são grandes demais para serem escritos numa só linha e que podem ser elevados a uma potência.

elementos:
Image and video hosting by TinyPic
na secção seguinte, estão escritos em código binário os números 1, 6, 7, 8 e 15 que são os números atómicos dos elementos essenciais para a existência de vida na terra respectivamente: hidrogénio, carbono, nitrogénio, oxigénio e fósforo.

nucleótidos:
Image and video hosting by TinyPic
na terceira secção, estão indicadas as fórmulas necessárias para originar os nucleótidos do DNA, que todos os humanos possuem. (desoxirribose, adenina, timina, fosfato, citosina e guanina, estes dois últimos representados na última linha).

dupla hélice:
Image and video hosting by TinyPic
na quarta secção estava representado graficamente a dupla hélice própria do DNA. existe também uma barra branca que indica o número de nucleótidos que o DNA humano possui.

humanos:
Image and video hosting by TinyPic
na quinta secção existe uma representação simples de um humano. no lado direito, numa figura branca está representado um valor que se somado, dá 4,29 biliões, que era a população humana aproximada nos anos 70. no lado esquerdo, existe um número que equivale à altura média de um humano, que é representada em comprimentos de onda. a mensagem foi transmitida a uma frequência de 2380, que pode ser dividida por 300 (o número representado) que dá 0,12605042 metros = 12.6 centímetros, em comprimento de onda. o código binário da altura do humano representado na mensagem é 1110 que equivale a 14 em decimal. multiplicando 14 por 12,6, dá 1,76, a altura aproximada dos seres humanos.

sistema solar:
Image and video hosting by TinyPic
na secção posterior, está identificado o sistema solar, com o sol e nove planetas à frente, também com o tamanho aproximado identificado. a terra está destacada dos outros planetas.

radiotelescópio:
Image and video hosting by TinyPic
a última secção indica a origem da mensagem enviada, o radiotelescópio arecibo, que é a estrutura em forma de curva. nas últimas duas linhas, o número binário 100101111110 que se identifica como 2430 em decimal. ao multiplicar por ele a unidade de comprimento de onda (12,6), obtém-se 30,618 centímetros (306,18 metros) que é o diâmetro da antena do radiotelescópio arecibo.

mais tarde, a 21 de agosto de 2001, foram encontrados dois agroglifos perto do radiotelescópio de chilbolton na reino unido (à direita).
as imagens dos círculos eram bastante semelhantes à mensagem anteriormente enviada, embora houvesse algumas particularidades:

*a base matemática da mensagem de arecibo e a enviada do espaço era igual.
*todos os elementos primários para a vida no planeta eram iguais com a junção do sicílio.
*a composição dos nucleótidos era igual, mas o seu número era diferente do nosso.
*havia um DNA com uma fita a mais que o de um humano.
*a estrutura física aparenta ser mais pequena que a de um humano com uma cabeça maior.
*a população era superior à da terra, com 12,7 biliões de habitantes.
*o seu sistema solar possuía nove planetas, sabendo que três deles são dominados por eles. entre os 3 planetas, o terceiro está marcado como uma provável colónia principal. a estrela é mais pequena que o sol, aparentando ser uma anã vermelha.
*a representação do radiotelescópio aparenta ser diferente, sendo trocada por uma mais complexa.

ao lado da mensagem extraterrestre, encontrava-se um outro agroglifo que se assemelha a um rosto, como se estes quisessem ter dado uma fotografia sua para que possamos conhecê-los melhor.

embora algumas pessoas pensem que esses agroglifos são uma farsa, foi tirada uma fotografia aérea da plantação onde as marcas se situavam. a própria marca do rosto possuía uma característica que o torna impossível de ter sido criada pela mão humana, já que em vez da plantação ter sido cortada, a figura foi entrelaçada pelos ramos, como se fossem tranças, o que seria impossível ter sido feito de um dia para o outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário