a mensagem de arecibo foi enviada para o grande aglomerado globular de hércules e possuía uma potencia de 20 terawatts, tinha cerca de 1679 dígitos, todos eles em código binário e a mensagem demorou três minutos para ser enviada para o espaço numa frequência de 2380 Mhz. possui sete secções e cada uma pode ser descodificada se o receptor entender o código binário e continham uma propriedade particular da civilização humana:
números:
na primeira secção da mensagem de arecibo, estão indicados em código binário os números de 1 a 10, mas a partir do 8, os números foram mostrados em colunas, indicando que há números que são grandes demais para serem escritos numa só linha e que podem ser elevados a uma potência.
elementos:
na secção seguinte, estão escritos em código binário os números 1, 6, 7, 8 e 15 que são os números atómicos dos elementos essenciais para a existência de vida na terra respectivamente: hidrogénio, carbono, nitrogénio, oxigénio e fósforo.
nucleótidos:
na terceira secção, estão indicadas as fórmulas necessárias para originar os nucleótidos do DNA, que todos os humanos possuem. (desoxirribose, adenina, timina, fosfato, citosina e guanina, estes dois últimos representados na última linha).
dupla hélice:
na quarta secção estava representado graficamente a dupla hélice própria do DNA. existe também uma barra branca que indica o número de nucleótidos que o DNA humano possui.
humanos:
na quinta secção existe uma representação simples de um humano. no lado direito, numa figura branca está representado um valor que se somado, dá 4,29 biliões, que era a população humana aproximada nos anos 70. no lado esquerdo, existe um número que equivale à altura média de um humano, que é representada em comprimentos de onda. a mensagem foi transmitida a uma frequência de 2380, que pode ser dividida por 300 (o número representado) que dá 0,12605042 metros = 12.6 centímetros, em comprimento de onda. o código binário da altura do humano representado na mensagem é 1110 que equivale a 14 em decimal. multiplicando 14 por 12,6, dá 1,76, a altura aproximada dos seres humanos.
sistema solar:
na secção posterior, está identificado o sistema solar, com o sol e nove planetas à frente, também com o tamanho aproximado identificado. a terra está destacada dos outros planetas.
radiotelescópio:
a última secção indica a origem da mensagem enviada, o radiotelescópio arecibo, que é a estrutura em forma de curva. nas últimas duas linhas, o número binário 100101111110 que se identifica como 2430 em decimal. ao multiplicar por ele a unidade de comprimento de onda (12,6), obtém-se 30,618 centímetros (306,18 metros) que é o diâmetro da antena do radiotelescópio arecibo.
mais tarde, a 21 de agosto de 2001, foram encontrados dois agroglifos perto do radiotelescópio de chilbolton na reino unido (à direita).
*a base matemática da mensagem de arecibo e a enviada do espaço era igual.
*todos os elementos primários para a vida no planeta eram iguais com a junção do sicílio.
*a composição dos nucleótidos era igual, mas o seu número era diferente do nosso.
*havia um DNA com uma fita a mais que o de um humano.
*a estrutura física aparenta ser mais pequena que a de um humano com uma cabeça maior.
*a população era superior à da terra, com 12,7 biliões de habitantes.
*o seu sistema solar possuía nove planetas, sabendo que três deles são dominados por eles. entre os 3 planetas, o terceiro está marcado como uma provável colónia principal. a estrela é mais pequena que o sol, aparentando ser uma anã vermelha.
*a representação do radiotelescópio aparenta ser diferente, sendo trocada por uma mais complexa.
ao lado da mensagem extraterrestre, encontrava-se um outro agroglifo que se assemelha a um rosto, como se estes quisessem ter dado uma fotografia sua para que possamos conhecê-los melhor.
embora algumas pessoas pensem que esses agroglifos são uma farsa, foi tirada uma fotografia aérea da plantação onde as marcas se situavam. a própria marca do rosto possuía uma característica que o torna impossível de ter sido criada pela mão humana, já que em vez da plantação ter sido cortada, a figura foi entrelaçada pelos ramos, como se fossem tranças, o que seria impossível ter sido feito de um dia para o outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário