domingo, 23 de março de 2014

criptozoologia: o que é?

 photo zyCRIPTOZOOLOGIA9_zps0fa376ca.png

numa postagem feita anteriormente, retratei um ser que poucas pessoas avistaram, mas que juram na sua existência. esse mesmo ser também não é bem reconhecido pela ciência, visto que nem possui um nome científico, uma ordem, um género ou uma família, embora, segundo os relatos, se assemelhe a um primata. falo do abominável homem das neves, que possui um nome alternativo mais pequeno, yeti (ver aqui). o yeti é um animal criptozoológico, ou seja, é um animal de existência duvidosa que só foi visto por poucas pessoas, o que não lhe permite ser datado como um animal comum na ciência.
para além deste, existem outros animais na mesma situação, como o monstro do lago ness, o chupacabra ou o demónio-de-jersey. embora existam relatos/fotografias/vídeos que possam confirmar a existência desses animais, eles ainda são um mistério.
mas o que é a criptozoologia, mesmo? simples. a criptozoologia é o nome que se dá ao estudo de animais lendários, mitológicos ou que tenham sido encontrados por algumas pessoas. além disso, a criptozoologia também estuda a existência de animais extintos nos dias de hoje. os mamutes e os tilacinos são um exemplo disso. algumas pessoas julgam ter encontrado exemplares vivos desses animais nos dias de hoje, porém nada está provado. embora possam haver dúvidas quando à credibilidade do estudo criptozoológico, há exemplos de animais encontrados que costumam ser referidos frequentemente pelos que estudam esse ramo biológico, como os celacantos, lulas-gigantes e outros animais reais que tenham sido considerados como inexistentes. a palavra surgiu da junção dos termos 'cripto', que significa 'oculto' e 'zoologia' que é a ciência que estuda os animais.


este é conhecido como a 'besta de bray road' e é descrito como um animal bípede semelhante a um lobo que habita em wisconsin. a foto é de má qualidade e poucas pessoas viram este ser. devido aos dados insuficientes sobre a criatura, esta ainda é um mistério.


embora a existência da lula-gigante tenha sido posta em causa há uns anos atrás, foi descoberta pela ciência e categorizada como um animal real. é um exemplo de animal criptozoológico de existência confirmada.


o regaleco ou peixe-remo já teve o seu lugar na criptozoologia e agora está confirmada a sua existência.


fotografia de um suposto verme-da-mongólia. a existência deste foi relatada pelos nómadas que habitaram o deserto de gobi.

os seguintes vídeos possuem fotos reais e falsas de diversos seres caracterizados como criptozoológicos. porém, outras criaturas como extraterrestres, sereias e animais mutantes são mostradas neste vídeo, embora não tenham nada a haver com a criptozoologia:





Sem comentários:

Enviar um comentário