terça-feira, 21 de outubro de 2014

Oppasho: A misteriosa sepultura japonesa


A pedra Oppasho é uma lápide lendária localizada na província de Tokushima, no Japão e considerada como sendo uma pedra enfeitiçada, pertencente à geneologia de monstros, por exemplo, o Obariyon, que é uma criatura lendária da província de Niigata, que é conhecido por perseguir as pessoas à noite e saltar-lhes para cima, para ser carregado à cavalitas. No entanto a vítima não se conseguia mover devido ao peso do monstro, que iria aumentar gradualmente até esmagar a pessoa devido ao seu grande peso. E é mais ou menos dessa maneira que a história dessa sepultura é contada.

Segundo a lenda, a pedra era a lápide de um famoso lutador de Sumo profissional. Após 2 ou 3 meses após a construção da lápide, esta começou a emitir sons de uma voz a dizer "Oppasho" e foi assim que surgiu o seu nome. "Oppasho" é um termo regional usado na província que significa "Leva-me nas costas" e quem aceitasse o pedido à lápide do cemitério, notaria que, inicialmente ela não tinha peso nenhum, até que começa a aumentar progressivamente. Foi graças a esse boato que poucas pessoas começaram a passar junto da lápide. Porém, aqueles que se caracterizavam como fisicamente fortes, faziam competições de quem conseguia levantá-la durante mais tempo. Acontecia sempre o mesmo: o peso iria aumentar e ninguém conseguia aguentar com ela durante muito tempo.

Reza a lenda que, um certo dia, um lutador profissional de Sumo ergueu a lápide e ao sentir que esta estava a ser possuída por uma entidade maligna, atirou-a ao chão e partindo-a em duas. Depois disso, a pedra nunca mais voltou a emitir vozes. A lápide foi consertada (até é possível ver uma emenda nela) e actualmente encontra-se num cemitério da vila de Jounan, ainda em Tokushima.


Existe também uma segunda versão da lenda, que conta que um rapaz, ao entardecer, passou perto da lápide do lutador de Sumo e esta emitiu a voz "Oppasho". O rapaz ficou horrorizado e fugiu até casa, deixando para trás uma pedra que começou a gritar "Oppasho! Oppasho!". O rapaz contou o sucedido aos moradores da vila e os anciões proibiram que as pessoas passassem perto do local durante a noite.
Eis que um homem, que se armava em forte, disse "É apenas uma pedra e tal pedra vou ver e provar que não é nada". Assim que surgiu a noite, o homem foi até ao cemitério e ouviu o som "Oppasho!". Ele disse "Se queres ser levada nas costas, nas costas serás levada". E ao colocá-la nas costas, sentiu a sua leveza.

"O quê? Assim tão leve, levo-te aonde quiseres." disse ele. Então, ele decidiu levá-la até à vila, mas a cada passo que dava, a lápide ia ficando cada vez mais pesada.

"Será possível que esta pedra esteja possuída por algum demónio?". Intrigado, o homem atirou a lápide ao chão e partiu-a em duas enquanto gritava: "-Diz mais uma vez que queres que eu te carregue!", mas a pedra nunca mais voltou a emitir vozes e desde então passou a ser chamada de Oppasho.

Adaptado de: curionautas

Sem comentários:

Enviar um comentário