sábado, 18 de outubro de 2014

Empresário descobre o maior tesouro viking da Escócia


Derek McLennan, 47, encontrou um tesouro viking à cerca de um mês a apenas 60 centímetros abaixo do solo em Dumfriesshire, no sudoeste da Escócia. O local exacto da descoberta não foi divulgada, por motivos de segurança, mas sabe-se que foi num edifício, da propriedade da Igreja da Escócia. 
Derek é um fã de detectores de metais e fez uma das suas descobertas mais notáveis, nomeadamente a do maior tesouro viking já encontrado na Escócia, segundo as autoridades, nesta última segunda-feira, dia 13 de Outubro. Esta descoberta conta com mais de 100 objectos dos séculos IX e X e que provavelmente irá ajudar a esclarecer a relação entre a Escócia medieval e outros países europeus. Alguns dos objectos encontrados foram lingotes, um crucifixo (ambos os objectos feitos de prata), moedas de ouro, broches, amuletos, jóias de ouro, um vaso de prata e pulseiras. Acredita-se que o vaso de prata, de origem carolíngia, seja 100 anos mais velho que todos os outros objectos.
"É definitivamente o tesouro viking mais importante da Escócia", declarou à AFP Stuart Campbell, director do Treasure Trouve Unit, o orgão público escocês que supervisiona este género de descobertas. "É muito importante, não só para a Grã-Bretanha, mas para a Europa Ocidental inteira, porque é um tesouro muito incomum" - acrescentou.

O tesouro é propriedade da Coroa, mas Derek receberá uma comissão pela sua descoberta, baseada no valor de mercado, quando os objectos forem vendidos aos museus. Só o vaso pode valer cerca de 200000£ (cerca de 252215892€). Derek também concordou em dividir os lucros com o proprietário do terreno onde as peças foram encontradas.


Adaptado de: arquivosdoinsolito

Sem comentários:

Enviar um comentário