sexta-feira, 31 de outubro de 2014

História do Halloween


Como hoje é o dia das bruxas, também conhecido como Halloween, decidi dedicar uma postagem a esta data tão especial (digo eu).

O Halloween é um evento tradicional que ocorre principalmente em países de língua inglesa como o Reino Unido, Canadá, Irlanda e EUA e surgiu através das antigas celebrações do povos Celtas.
Sabe-se que o primeiro registo do termo "Halloween" ocorreu por volta de 1745 e derivou de um outro termo, de origem escocesa, "Allhallow-eve" (a véspera do dia de todos os santos). Na antiga religião Celta, existia o Samhain, a Festa dos Mortos, era um festival do calendário celta irlandês, que marcava o fim do Verão (celebrada a dia 2 de Novembro, no Cristianismo). No Cristianismo, havia um costume de celebração das vésperas, em que, após o último serviço religioso do dia, depois do anoitecer, celebra-se o dia que está para vir. Devido à cristianização nas Ilhas Britânicas, a maioria de origem celta, houve uma mistura entre as duas religiões.

Entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês (acredita-se que o termo actual surgiu a partir dessa designação). Desde já, conclui-se que o termo "dia das bruxas" não é uma tradução da língua inglesa, mas apenas uma designação dos povos de língua portuguesa.
Esse termo e o seu significado perpetuaram-se e a comemoração do Halloween foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses do século XIX e a festa ficou conhecida pelo seu conteúdo histórico.


Para os celtas, o lugar dos mortos era um sítio de felicidade, onde não havia dor nenhuma. As festas do Samhain eram dirigidas pelos sacerdotes druidas, que agiam como médiuns, entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos voltavam, nessa data, para visitar as suas casas e para guiar os seus familiares até ao submundo. Desde o século IV que a Igreja da Síria comemorava um dia para o festejo de "Todos os Mártires". Três séculos depois, o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano, inicialmente dedicado a todos os deuses, num templo cristão de dedicação a "Todos os Santos".
Esta festa era inicialmente comemorada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de Novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário