domingo, 12 de outubro de 2014

A marcha da morte de Sandakan


Por todos os lados onde a Segunda Guerra Mundial ocorreu, foram cometidas diversas atrocidades contra pessoas inocentes. Os japoneses, por exemplo, não poupavam os seus inimigos, tanto que protagonizaram um acontecimento que ficou na história: A marcha da morte de Sandakan. Este episódio ficou muito conhecido, por ter sido um acto de tortura em grupo, que veio ao conhecimento do público em geral.
Em plena guerra, vários soldados ingleses e australianos acabaram por ser capturados pelos japoneses, no Bornéu, na Indonésia, que os forçavam a andarem por mais de 247 quilómetros, a temperaturas de quase 40º, sem lhes darem de comer ou beber. Muitos soldados morreram de desidratação ou de fome. E todos aqueles que reclamavam, eram mortos na hora com facadas ou a tiros. Apenas seis conseguiram sobreviver ao fugir, em momentos de distração por parte dos guardas, senão, teriam morrido tal como os seus companheiros.
Quase 70 anos depois disto, o major John Tulloch estava a percorrer o caminho feito pelos prisioneiros e tirou uma fotografia para recordação. No entanto, a paisagem não foi a única coisa a ser fotografada:
tumblr_mb5m47Ep5J1qjv5iyo1_1280

Nesta imagem, podem ser vistos, claramente, vultos de pessoas esqueléticas a andarem numa maneira que deve ser bastante parecida com a marcha da morte de Sandakan. Serão aqueles os espíritos dos soldados mortos?

Adaptado: minilua

Sem comentários:

Enviar um comentário