quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Berserkers


Os Berserkers são guerreiros nórdicos e são conhecidos por despertar uma fúria imensa e incontrolável antes de qualquer batalha. Eles tinham jurado fidelidade ao deus viking Odin, considerado como o principal deus da mitologia nórdica. É o deus da sabedoria, da guerra e da morte.
Existem divergências relacionadas com o termo "baresark" (étimo de onde proveio o actual "berserker"): uns afirmam que se refere a "camisa simples", outros dizem que têm uma relação com o uso de pele de urso durante a batalha, o que veio a originar a designação "camisa de urso". No entanto, há outra tradução que designa "baresark" como "sem camisa", mas, embora existam diversas opções de definição para o termo, não se sabe exactamente o que significa "berserker".
Também não se tem conhecimento do aparecimento dos Berserkers na nossa história, no entanto, o historiador Tácito fez menções a grupos de guerreiros germânicos que lutavam violentamente e eram dotados de uma fúria frenética, Nas teorias que tentam explicar a existência dos Berserkers, a mais aceite é a que afirma que eles eram guerreiros inspirados pela religião e entravam num estado de fúria extrema em batalha tal, que as suas peles até podiam fazer frente a golpes de armas. A origem da sua fúria possui diversas teorias, algumas afirmam que eles faziam uso de bebidas alcoólicas, cogumelos alucinógenos, arnicas e veneno de sapo.

Os gangues de Berserkers eram formadas, normalmente por 12 membros e os aspirantes eram submetidos as lutas baseadas em rituais tradicionais específicos ou batalhas de teste para serem aceites num grupo. As lendas e contos dizem que guerreiros como estes, dotados de uma insanidade imensa, atiravam-se para a batalha, sem armaduras e atiravam-se para as linhas adversárias. Actualmente, não existem relatos da existência de Berserkers na idade contemporânea.

Adaptado de: minilua

Sem comentários:

Enviar um comentário