sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O sinal Wow!


O Homem, a partir do momento em que considerou a possibilidade de vida inteligente fora da Terra, iniciou uma busca intensiva para procurar vida extraterrestre. É por esse motivo que, actualmente, existem, em diversos pontos do mundo, rádiotelescópios, que recebem sinais vindos de outras civilizações inteligentes. Estes rádiotelescópios estão constantemente a captar ondas de rádio, até existem ondas que a própria natureza emite, contudo, certos tipos de onda só podem vir de vida inteligente capaz de responder a tais coisas.

Eis que, no dia 15 de Agosto de 1977, o mundo da ciência ficou de sobressalto, porque, pela primeira vez na história, a humanidade captou um sinal de rádio que só poderia ter sido criado por seres inteligentes. O cientista que analisou os dados, Jerry E. Ehman ficou tão surpreendido com o ocorrido que escreveu ao lado da transição do sinal, a palavra "Wow!", que serviu para nomear o acontecimento. O radioscópio Big Ear recebeu o sinal que vinha com uma frequência de 1420.4556 MHz.
Durante cerca de 1 minuto, o telescópio captou sequências de letras e números, um tipo de sinal incapaz de ser criado pela natureza. Só poderia ter vindo de uma civilização inteligente o suficiente para ter um sistema tão complexo de envio de ondas de rádio. O sinal veio da constelação de Sagitário. O local foi estudado e investigado sem parar durante anos a fio, no entanto, nenhum outro sinal voltou a surgir de lá, deixando os cientistas sem saber o que fazer. É por estas e por outras que este é considerado um dos maiores mistério da cosmologia

A estrela mais próxima existente naquela direção está a cerca de 220 anos-luz de distância da Terra. Caso tenha sido uma civilização a enviar o sinal, sabe-se que este demorou, pelo menos, 200 anos a chegar até à Terra. Caso quiséssemos respondê-lo, o tempo de envio seria igualmente demorado, o que não facilita a comunicação. Julga-se então que a outra civilização já se tenha extinguido ou esquecido do envio da mensagem.


Adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário