terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ashley, a cidade que desapareceu


A certo momento da noite de 16 de Agosto de 1952, a pequena cidade de Ashley, do estado do Kansas, deixou de existir. Na madrugada de 17 de Agosto de 1952 um terremoto de magnitude 7.9 foi medido pela Associação de Estudos Geológicos. O terremoto foi sentido pelo estado inteiro e por grande parte do oeste. Determinou-se que o epicentro foi embaixo da pequena cidade de Ashley.

Quando a equipa de segurança do Estado chegou ao que deveria ser os arredores da comunidade, encontraram apenas uma enorme e ardente fissura de cerca de 1000 metros de comprimento e 500 metros de largura. A profundidade da fissura nunca foi determinada.

Depois de doze dias, a busca pelos 679 habitantes da cidade de Ashley, (que estava a ser realizada em todo o estado) foi cancelada pelo Governo do Estado do Kansas, às 21:15 horas de 29 de Agosto de 1952. Todos os 679 habitantes desaparecidos foram dados como mortos. Algumas horas depois, às 2h27 da madrugada do dia 30, outro terremoto de magnitude 7.5 foi medido pela Associação Americana de Estudos Geológicos. O epicentro foi, novamente, em Ashley. Quando as autoridades investigaram a área às 5h32 da manhã, reportaram que a fissura na terra tinha sido fechada.

Nos oito dias que antecederam o desaparecimento da cidade e dos seus habitantes, acontecimentos bizarros e inexplicáveis foram reportados por dezenas de moradores da cidade de Ashley.

Tudo começou na noite de 8 de Agosto de 1952, às 07:15 da noite, quando um morador chamado Gabriel Jonathan avistou um objeto voador não identificado no céu de Ashley. A cidade em si, não tinha nenhuma organização de polícias, portanto Gabriel recorreu à estação policial da cidade vizinha de Lane City. Gabriel reportou o que aparentava ser uma "negra e pequena abertura no céu". Nos 15 minutos seguintes, a polícia de Lane City foi sobrecarregada com dezenas de ligações que reportavam o mesmo fenómeno. No entanto, este fenómeno não foi reportado por nenhuma comunidade próxima. Então, uma tropa foi enviada para Ashley, para investigar o problema, na manhã seguinte.


Às 7h54 da manhã de 9 de Agosto de 1952, o oficial da polícia de Lane City, Allan Mace, enviou um sinal de rádio para a estação de Polícia de Lane City. Ele reportou que, mesmo tendo seguido a única estrada que levava até a pequena cidade de Ashley, acabou por se perder. De acordo com a sua informação, a estrada "continuava pelo seu caminho normal mas, de alguma forma, voltava para Lane City". Allan Mace ainda disse que a rua não possuía curvas ou saídas. Todos os membros de uma equipa extra enviada para o local chegaram à mesma conclusão. A única estrada em direção a Ashley passou a ter como fim, a cidade de Lane City.

Telefonemas continuavam a sobrecarregar a estação policial de Lane City, todos que a abertura negra no céu continuava a crescer. Todos foram orientados a permanecer em casa e não sair de lá a não ser que fosse realmente necessário. Às 8h17 da noite, a Sra. Elaine Smith reportou o desaparecimento dos seus vizinhos Sr. e Sra. Milton, e dos seus dois filhos, Jeffrey e Brooke. De acordo com o telefonema da Sra. Smith, os Miltons tentaram deixar a cidade com o carro da família mais cedo naquele dia. Eles nunca mais voltaram. Nunca foi reportado nenhum carro ou pessoa a passar de Ashley para Lane City ou qualquer outra cidade próxima.

Às 7h38 da manhã de 10 de Agosto de 1952, telefonemas da cidade Ashley para a esquadra de Lane City reportavam que a cidade estava completamente escura. O sol não nasceu. 15 minutos depois, a pedido do corpo policial de Lane City, um helicóptero da capital Kansas sobrevoou a região de Ashley. A cidade não foi vista de cima.

No dia 11 de Agosto de 1952, a Sra. Hilari White ligou para a estação policial de Lane City. Ela reportou que a sua filha, Erica, estava a conversar com o pai. O pai dela tinha falecido três anos antes num acidente de carro. Para preocupá-la mais, a sra. White reportou que Erica ameaçava ir para fora de casa para "se juntar a eles". No decorrer das doze horas seguintes, foram registadas 329 ligações que descreviam fenómenos semelhantes com as crianças da cidade.

Na manhã seguinte, 12 de Agosto de 1952, a situação ficou terrível. No meio da noite, todas as 217 crianças de Ashley desapareceram. Foram registadas 421 ligações telefónicas para o departamento policial de Lane City. Incapaz de ajudar, o corpo policial de Lane City instruiu a população para permanecer em casa e evitar quaisquer tentativas de encontrar as crianças desaparecidas.

Às 5h19 da tarde do dia 13 de Agosto de 1952, um idoso da cidade de Ashley, Scott Thomas, reportou um incêndio crescente ao sul da cidade. De acordo com a sua descrição, o fogo fazia com que o preto do céu se transformasse em "vermelho vivo e laranja que parecia estar bem alto no céu." Durante o resto da noite, telefonemas continuaram a relatar que o fogo, além de se mover para o norte, agora parecia "sair do céu escuro". Nenhum incêndio foi testemunhado por nenhuma das comunidades vizinhas.

As reclamações continuaram até um pouco depois da meia noite do dia 14 de Agosto de 1952. O último telefonema, feito por Benjamin Sherman, informava que o fogo se tinha tornado tão intenso que parecia dia novamente na cidade. A ligação foi interrompida abruptamente.

ESTA É A GRAVAÇÃO DA LIGAÇÃO DE BENJAMIN SHERMAN

Benjamin:
Esperem aí... calma...
(silêncio)
É, é... Estou a ver algo. É bem ao Sul. Parece um-
[FIM DA LIGAÇÃO]

Não foram computadas outras ligações até a noite seguinte.
A seguir, a gravação completa da última ligação recebida da cidade Ashley pelo departamento policial da cidade de Lane City. Foi às 9h46 da noite de 15 de Agosto, 1952. Nessa ligação gravada, falam o oficial Peter Moore e uma senhora identificada como April Foster.

[LIGAÇÃO]

Oficial Moore:
Departamento policial de Lane City.
(estática abafada)
Olá?

Foster:
SIM... sim, olá?

Oficial Moore:
Senhora, com quem falo?

Foster:
Meu nome é April, April Foster. (tosse) Por favor, senhor. Por favor, ajude-me.

Oficial Moore:
O que está a acontecer, senhora?

Foster:
Na noite passada... Eles voltaram na noite passada.

Oficial Moore:
Senhora, preciso que -

Foster:
ELES VOLTARAM NA NOITE PASSADA! (choro)

Oficial Moore:
Senhora, eu preciso que se acalme e fale claramente. O que aconteceu? Quem voltou?

Foster:
(soluçando) Todos.

Oficial Moore:
Todos?

Foster:
Todos eles vieram com o fogo.

Oficial Moore:
Como assim todos?

Foster:
O meu filho... Eu vi o meu filho na noite passada. Ele estava a andar... ele estava a andar pela rua. Estava a arder. Jesus Cristo, ELE ESTAVA A ARDER!

Oficial Moore:
Senhora, eu-

Foster
Ele morreu no ano passado. Eu criei-o desde que ele era um bebé... Éramos só nós dois. Eu avisei-o para prestar atenção na rua enquanto andava de bicicleta, mas ele nunca me ouvia.

Oficial Moore:
Senhora, o que está a dizer não faz sentido nenhum. Disse que todos voltaram?

Foster:
VOCÊ ESTÁ A OUVIR-ME, CARAMBA? TODOS. Todos voltaram. Todos que morreram ou desapareceram, eles voltaram. E estão à NOSSA PROCURA! (choro)
Ele... Ele disse: "Mãe, eu estou bem agora! Olha, eu posso andar de novo! Onde estás, mãe? Eu quero ver-te!" (soluço)

Oficial Moore:
... Senhora, onde está agora? Está segura?

Foster:
Eu estou escondida, assim como todos. Nós vi-mo-los a vir pelos campos... e... algumas pessoas abriram as portas para eles. Meu deus, os gritos!! (pausa) Eu não sei o que aconteceu com eles. As suas casas incendiaram e... Afundaram. Eu fechei as cortinas e estou escondida no armário e- (silêncio)

Oficial Moore:
Senhora, está tudo bem? Está bem?

Foster:
(silêncio)

Oficial Moore:
Senhora?

Foster:
(vidro a quebrar-se)
Ah... Ah, meu Deus.

Oficial Moore:
Senhora?

Foster:
Algo acabou de entrar. (choro abafado)

Oficial Moore:
Senhora, permaneça o mais quieta que puder. Não faça nenhum barulho.

Foster:
(abafado: "mãe... mãe?")
(soluços) Ele entrou.

Oficial Moore:
Fique parada. Não saia.

Foster:
(som abafado de passos)
(abafado: "mãe? mãe, onde é que estás escondida?)

Oficial Moore:
Fique quieta.

Foster:
(som de passos pesados. risadas. abafado: "encontrei-te, mãe!")
(barulhos indiscerníveis e gritos)

Oficial Moore:
Senhora? SENHORA???

[FIM DA LIGAÇÃO]

Na manhã seguinte, às 6h55, a tropa do departamento policial de Lane City chegou à cidade de Ashley, Kansas e tudo o que restava era uma enorme fissura na terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário