terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cientistas procuras vestígios de uma antiga civilização num lago quirguiz


Os arqueólogos-submarinistas russos estão a organizar uma expedição científica em busca de uma civilização antiga no fundo do lago quirguiz, Issyk-Kul.
De acordo com Nikolai Lukashov membro do Comitê Científico da Confederação de Atividade Submarina da Rússia, o objectivo da expedição é a verificação da hipótese sobre a existência, no actual território do lago, uma antiga povoação e dos seus pertencentes, que fazem parte da cultura de Andronovo. Vestígios de uma povoação foram descobertos no fundo do lago, numa expedição feita no ano passado. Os dados da análise de radiocarbono demonstram que, no local actual do lago, existiu uma povoação durante mais de 3000 anos. Os cientistas também pretendem reiniciar a busca de um mosterio medieval, que foi apontado num mapa catalão de 1375, como o local em que actualmente se encontram os restos mortais do evangelista Mateus.
Estas experiências envolvem uma grande quantidade de mergulhos a grande profundidade, num ambiente aquático propriamente difícil. O lago Issyk-Kul possui o 7º lugar na lista dos lagos mais fundos do mundo, chegando a cerca de 700 metros de profundidade.

Adaptado de: voz da rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário