segunda-feira, 30 de março de 2015

A Anomalia do Mar Báltico


A Anomalia do Mar Báltico é uma formação circular rochosa que foi descoberta a 19 de Junho de 2011 por Peter Lindberg, Dennis Asberg e a sua equipa mergulhadora sueca, Ocean X Team, enquanto buscavam por um antigo navio naufragado. A equipa relatou que a formação repousa sobre uma coluna e inclui uma estrutura, com uma aparência semelhante à de uma escada, que conduz a um orifício escuro. Existem duas estruturas em forma de escada, uma localizada a nordeste e no sudoeste (canto superior direito e inferior esquerdo, respetivamente). Segundo Peter, existem oito degraus na escada localizada a sudoeste e que cada um deles deve ter um metro de altura.

Com esta descoberta, muitas pessoas começaram a sugerir que o objeto poderia ser um dispositivo anti-submarino da Segunda Guerra Mundial, sedimentos caídos de um barco de pesca ou um OVNI. No entanto, outros especialistas afirmam que o mais provável é ser uma formação natural.
De acordo com a Ocean X, a formação parece ser feita de granito, é redonda, com 3-4 metros de espessura, tem cerca de 60 metros de diâmetro e está suspensa num pilar de oito metros de altura. Está localizada a uma profundidade de cerca de 85 a 90 metros. A localização exata do objeto nunca foi revelada por Peter, de modo a garantir a exclusividade da descoberta, mas sabe-se que se encontra no Golfo de Bótnia, no Mar Báltico.


A equipa publicou um novo exame de sonar no seu site e nova exames adicionais à sua página do Youtube, que parecem mostrar um ângulo de 90º e outras características do objeto. Na segunda expedição, eles relataram algo que se parece com uma escada e um orifício escuro que está ligado, diretamente, à estrutura.
Segundo um dos responsáveis pela descoberta, Dennis Asberg:

"Este objeto não foi feito pelo homem dos tempos modernos. Seja o que isto for, é provavelmente da era glacial ou da época anterior a ela."
"O objecto é mais velho do que 14 mil anos. Mais velho do que isso até, com ângulos/linhas  rectas – cantos arredondados, muito parecido com um prato de jantar e separado da base abaixo."


Existem três pontos de interesse relacionados com esta descoberta:
-A principal anomalia circular de 60 metros de diâmetro;
-Um objeto menor localizado a cerca de 200 metros de distância da primeira anomalia, com um aspeto semelhante à de uma janela gótica de igreja.
-Um afloramento de 28 metros de altura e 275 de largura, com uma fenda que passa por ela. Encontra-se a 1500 metros a sul do objeto circular.

A Ocean X alegou que a segunda anomalia pode ser mais interessante do que a primeira e eles planeam mergulhar para a explorar melhor. Ela tem dois buracos nela, um de 25 centímetros de diâmetro e outro de 2, rodeado por uma formação quadrada. Ainda não se sabe até onde é que eles vão dar.

Eis que em 2012, Brüchert Volker, professor associado de geologia, da Universidade de Estocolmo, na Suécia, concluiu que o objeto não identificado era um depósito glaciar, ou seja, uma formação rochosa impulsionada pelo gelo, ao longo de milhares de anos, até chegar à sua posição atual, após ter analisado amostras da formação rochosa que lhe foram fornecidas por Peter.

"Eu encontrei um mineral negro que poderá ser uma rocha vulcânica. A minha hipótese é que este objeto de grandes proporções tenha sido formado durante a Idade do Gelo, há muitos milhares de anos."


Adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário