terça-feira, 17 de março de 2015

O suicídio de Budd Dwyer


Robert Budd Dwyer nasceu no dia 21 de novembro de 1929. Formou-se como mestre em Educação e lecionou durante muitos anos, além de ter sido também técnico de futebol americano. Com 26 anos, iniciou a sua carreira política e em 1970, já estava no senado dos Estados Unidos, como o representante da Pensilvânia. Aí, ele teve a chance de poder começar a trabalhar no Tesouro Nacional, mas o que poderia ser um grande avanço na sua carreira, veio a provar-se como uma grande desgraça. Nos anos 80, os trabalhadores do estado da Pensilvânia insistiram no sistema previdenciário federal. Com isso, um sistema teve de ser implantado para controlar a circulação do dinheiro. John Torquato Jr. usou subornos e influência em diversas áreas e acabou por conseguir que a sua empresa recém-comprada, chamada Computer Technology Associates, conseguisse o contrato de mais de 4 milhões de dólares (aproximadamente 3,7 milhões de euros) para executar o controlo do dinheiro.
No final do ano 1986, Budd Dwyer foi acusado de corrupção. Segundo os dados da investigação, ele tinha recebido 300 milhões de dólares. No meio de políticos poderosos, Budd ficou numa situação complicada, mas nunca desistiu e afirmou sempre a sua inocência. O governo fez-lhe uma proposta, dando-lhe a oportunidade de ficar apenas 5 anos na cadeia se admitisse a culpa em público. No entanto, ele rejeitou-a, continuando a alegar que era inocente e que jamais iria admitir o ato de corrupção. Então, o julgamento prosseguiu normalmente e Budd poderia ser condenado a 55 anos de cadeia por corrupção, além de ter de devolver os 300 milhões de dólares que foram desviados.

Quando o veredicto estava prestes a ser dado, Budd Dwyer chamou a imprensa local para uma entrevista coletiva ao meio dia. Durante a entrevista, ele fez um discurso, como se tivesse a querer despedir-se de alguém. Depois passou, para os assessores, três envelopes. Um continha uma carta de despedida para a esposa, outro a confirmar que era doador de órgãos e a outra para o novo governador do Estado, Bob Casey. Quando tudo parecia ter acabado, Budd tirou uma pistola e disse:

"Por favor, deixem este espaço se isto vos ofende."

Naquele momento, todos entenderam o que estava prestes a acontecer à frente das câmaras que transmitiam a entrevista ao vivo para todo o país. Alguns pediram para ele desistir, mas Budd já estava decidido e disse as últimas palavras da sua vida:

"Afastem-se, esta coisa vai magoar alguém."

Budd colocou a pistola na boca e puxou o gatilho. Ele caiu no chão, à frente de todos. Foi declarado morto às 11:31 do dia 22 de Janeiro de 1987, no dia antes da sua sentença.



Adaptado de:
minilua
wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário