sábado, 10 de maio de 2014

yaoguai


na postagem de hoje, vou falar sobre um grupo de seres fícticoc, pertencentes à mitologia chinesa, conhecidos pelo nome yaoguai, que significa "demónio". para além deste nome, possuem também as designações de yaomo, que tem o mesmo significado e yaojing, que significa "espírito".

o yaoguai é um ser sobrenatural da mitologia chinesa, geralmente associado a um espírito de um animal maligno ou de anjos caídos, ocasionalmente que obtiveram poderes mágicos a partir da prática de um ritual taoista. na língua japonesa, os seres yaoguai possuem o nome de "yōkai", que possui o mesmo significado do termo em chinês, inclusive pode ser escrito com o mesmo kanji (caracteres japoneses aquiridos através dos chineses).

existem alguns yaoguais que não são maus, mas os que o são, pretendem alcançar a imortalidade e mais tarde, a divinização. esses géneros de yaoguai são conhecidos como "guai" (significa "aberração"). no entanto, existe uma história escrita por wu chengen, ("jornada ao oeste") em meados de 1570, onde os demónios não procuram a imortalidade, mas perseguem um conhecido monge budista chinês, chamado xuanzang, para o poderem raptar.

segundo essa história, a maioria dos yaoguais conhecidos são espíritos de raposa (chamados "huli jing"), que são animais divinos. existem também os mówáng, que podem comandar alguns outros demónios mais pequenos. uns dos mais famosos yaoguais da mitologia chinesa é o bai gu jing, uma espécie de esqueleto que se tornou num demónio, e niu mó wang, um touro maligno.

Sem comentários:

Enviar um comentário