quinta-feira, 15 de maio de 2014

o buraco devorador


na postagem de hoje vou falar sobre um misterioso buraco que se situa nas dunas de lakeshore, em indiana, nos estados unidos, onde se relata que o buraco tenha capturado pessoas, para o seu interior.

o primeiro registo actual de uma vítima do buraco de lakeshore, foi em junho de 2013, quando nathan woessner, de seis anos de idade, desapareceu misteriosamente, enquanto passeava com a sua família. ele não foi visto a cair, mas os seus gritos a pedir socorro alertaram os seus pais de que algo de perigoso se estava a passar. estes então tentaram auxiliar nathan, mas ele apenas se afundava cada vez mais no buraco de areia. para salvar nathan, foram necessárias 3 horas com a participação de cinquenta bombeiros e escavadores que tiveram de tirar cerca de três metros de areia do buraco para conseguirem tirar o rapaz de lá. nathan foi resgatado, mas ficou em estado grave.

o pior é que este buraco de areia não é o único que foi registado: foram tantas as covas de areia encontradas, que os funcionários foram obrigados a fechar a zona, situada perto do lago michigan. a geóloga erin argylian mostrou-se interessada nesses fenómenos. ela também esteve presente no incidente que envolvei nathan, mas não pôde ajudar, afirmando que esteve grávida e que iria começar a estudar o caso dos buracos devoradores. mas erin não é a única que se envolveu no estudo desses buracos; muitos especialistas começaram a investigar o "comportamento" dessas estranhas covas. sabe-se que, para além de poderem sugar uma pessoa para o seu interior, não possuem um tempo de vida muito alto, até porque algumas covas chegaram a colapsar após um dia da sua formação, sendo então, cobridos com a terra envolvente.



segundo os pesquisadores, estes buracos devoradores podem ser um género de areia movediça, só que em vez de apresentar uma composição bastante fundamentada com água, são formas secas da mesma. julga-se que a areia por si só pode sugar alguma coisa que esteja à sua superfície, mas esse fenómeno nunca foi visto na natureza e talvez estes buracos espalhados pelas areias norte-americanas não sejam um exemplo digno do mesmo.

para saber o segredo destes buracos de areia, o serviço nacional de parques norte-americana começou por utilizar um radar de penetração na terra, para saber a sua origem. verificou-se então que existe uma camada de terra por baixo da areia. sabe-se que essa camada de terra já esteve exposta à superfície, no século XX. foi então que erin examinou fotografias antigas das áreas que estudou e soube que desde a década de 1930, as plantas existentes naquela época estão agora enterradas. para além disso, até foram encontrados alguns objectos sintéticos que foram enterrados pelas areias, durante o fim dos anos 30. o serviço nacional de parques continua com as análises do solo, para poder obter uma resposta mais esclarecedora acerca dos buracos de areia devoradores. as áreas permanecem proibidas para o público, por enquanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário