quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O mistério de Cicada 3301


Cicada 3301 é um nome dado a uma organização misteriosa que ninguém foi capaz de identificar até agora. Quais são suas origens e os seus objetivos? Muitas teorias são especuladas a respeito de quem, de facto está por trás desses desafios. Há quem acredite que seriam organizações criminosas, alguma Start-up, Bancos, CIA, NSA ou empresas como a Microsoft.

A Cicada 3301 é responsável (pelo menos nos último 3 anos) por enigmas complexos de raciocínio são que dispostos em diferentes partes do mundo, como Havai, Polónia, Espanha, Austrália e Coreia do Sul.

Os enigmas são normalmente desenhos compostos por elementos como criptografia, matemática, literatura, filosofia e segurança de dados. A princípio o objetivo da Cicada 3301 era encontrar indivíduos inteligentes para fins não especificados. Seja quem estiver por de trás desses puzzles, as charadas são provavelmente algum mecanismo de recrutamento internacional – pelo menos é que o muitos acreditam Os pesquisadores enfrentaram desafios mentais e físicos, com literatura cyberpunk, runas anglo-saxónicas, os trabalhos do mágico Aleister Crowley e a descodificação de códigos QR espalhados em postes de telégrafos nos EUA, segundo a BBC. O cientista Alan Woodward faz parte dos seguidores da Cicada e explica que os criadores usam uma assinatura PGP que os diferencia das mensagens falsas que já circulam.

Há cerca de 2 anos, mais precisamente no dia 5 de Janeiro de 2012, no fórum /b/ do 4chan, foi veiculada a imagem abaixo, dando assim início a toda essa misteriosa brincadeira.


“Olá. Estamos à procura de indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criámos um teste.
Há uma mensagem oculta dentro desta imagem.
Encontre-a, e ela coloca-lo-á no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.
Boa sorte.
3301″

Isso deixou muitos membros do fórum um tanto curiosos, o que levou à investigação da imagem postada no fórum. Ao abrir a imagem num editor hexadecimal, pode ser vista, ao final do arquivo, uma mensagem: "TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk".

Quem possui conhecimentos em criptografia lembrou-se que um dos métodos mais clássicos de codificar mensagens era a Cifra de César, assim chamada porque Júlio César fazia uso dela para passar informações confidenciais. Consiste em substituir cada letra (ou, neste caso, caractere) pela que estivesse num determinado número de posições à frente no alfabeto. Por exemplo, se o número em questão for 3, a letra A é substituída por D. Como exemplo, para esse método a palavra “inutilidade” vira “lqxwlolgdgh”.

As pessoas que conseguiram resolver essa charada, ao aplicar a cifra de César com o deslocamento de 4 posições (usando o conjunto estendido de caracteres ao invés do simples alfabeto) chegou à seguinte imagem:


Ou seja, a imagem do pato seria para gozar com as pessoas que pensaram que resolveriam a charada com um método tão conhecido e difundido.

Isso levou os mais curiosos a analisar a imagem através da técnica da esteganografia, que consiste em esconder mensagens secretas dentro de uma imagem através de mudanças imperceptíveis a olho nu. Descobriram assim um link no Reddit, com postagens baralhadas e uma sequência de pontos e linhas, além de um “código de livro”, do tipo 1:20, 2:3, 3:5 etc., aplicado a algum texto pré-estabelecido e retira (nesse caso) a 20ª letra da 1ª linha, a 3ª letra da 2ª linha, a 5ª letra da 3ª linha e assim em diante. Após mais um ciclo de especulação e esteganografia em imagens encontradas no Reddit, descobriram que os símbolos estranhos, que eram numerais maias, decodificavam as linhas baralhadas, chegando a um texto sobre o Rei Artur, em linguagem antiquada. Aplicando a “cifra de livro” a esse material, foi revelada uma mensagem que dizia para ligar a um número de telefone, o qual atendia com a seguinte mensagem gravada:

"Muito bem. Saiste-te bem. Há três números primos associados com a imagem original final.jpg. (nota: a primeira imagem, em cima) 3301 é um deles. Precisas de achar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um ".com" para achar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."

Então, tendo em conta que a largura e altura da imagem (509 e 503, respectivamente) são números primos, multiplicaram os dois junto com 3301 e chegaram a 845145127. No endereço indicado, encontraram a imagem de uma cigarra, ou Cicada em inglês, bem como um cronómetro em contagem regressiva. Aplicando esteganografia na cigarra, havia só uma mensagem que dizia:

“A paciência é uma virtude

Uma frase muito repetida pela Cicada 3301. Ao chegar o momento indicado pelo cronómetro, apareceram uma série de coordenadas, conforme visto nesse backup da página. E é aqui que a coisa começa a ficar assustadora.
As coordenadas levavam a 14 lugares espalhados pelo mundo: Varsóvia, Paris, Seattle, Seul, Arizona, Califórnia, Nova Orleans, Miami, Havaí e Sydney, entre outros. Nos locais indicados, foram achados papéis colados em postes de electricidade:


Até então, muita gente especulava que “3301″ poderia ser simplesmente algum nerd sem mais o que fazer, apesar de bastante dedicado e talentoso, só tinha vontade de gozar com os curioso. Mas, ao colocar imagens ao mesmo tempo em 14 localidades tão distantes como a Polónia, Austrália e Havai, isso só poderia ser algum tipo de organização poderosa, ou pelo menos algum grupo com diversos membros e certa dose de recursos. Fosse o que fosse, a Cicada 3301 não era uma brincadeira.

Juntando as informações de todos os 14 lugares (o que necessitou da colaboração de pessoas do mundo todo), chegaram eventualmente a 2 mensagens, cada uma delas com um código de livro e uma referência obscura que dava uma dica referida pelo livro, bem como um aviso:

Já compartilhaste muito até aqui. Nós queremos os melhores, não os seguidores. Portanto, os poucos primeiros que chegarem receberão o prémio.”

Os livros em questão eram "Mabinogion", um manuscrito celta da Idade Média, e "Agrippa", um poema de William Gibson, que foi distribuído num disco feito para ser inutilizado após ser lido uma única vez. Para encurtar a história, os códigos desses livros foram resolvidos, e levaram a um endereço da Darknet.

Originalmente, os dois conceitos, Deep Web e Darknet, eram sinónimos, mas o nome “Darknet” passou a designar mais os sites mantidos em segredo propositadamente, por tratarem de assuntos ilegais ou pelo menos extremamente reprováveis. Ela geralmente é acessada pelo Tor, um navegador cujo nome vem do facto que ele trabalha com várias camadas de redirecionamento (além de criptografia pesada), para despistar qualquer um que tente rastrear o tráfego na Darknet. Os endereços do Tor são sempre no formato de uma sequência aparentemente aleatória de caracteres seguida da extensão .onion, de forma a que seja impossível acessar um site sem ter recebido, antecipadamente, o seu endereço.

Pois bem, o endereço conseguido, aplicando-se um código a um livro de 1992 que sumia assim que era lido levava justamente a uma sequência de caracteres com .onion no final. O próximo passo era óbvio: colocar isso no Tor e ver onde que ia parar.
Como dito nas últimas mensagens do 3301, eles estavam em busca dos melhores, apenas. Portanto, após um determinado número de acessos, o site da Darknet simplesmente desapareceu e nunca mais voltou. Algumas pessoas que dizem ter chegado a tempo (afinal, não há como saber) afirmam ter recebido um e-mail que solicitava o desenvolvimento de um programa de criptografia com certas características, provavelmente como um teste final; o que aconteceu depois disso é um completo mistério, pois os poucos que passaram por lá nunca mais deram notícias.

Logo em seguida (no final de Janeiro de 2012), foi postada no Reddit uma mensagem final, do Cicada 3301, avisando que haviam encontrado as pessoas que procuravam, e disseram que ainda haviam oportunidades futuras.


Os meses foram-se passando, e no dia 5 de Janeiro de 2013, exatamente um ano após a fatídica convocação, surgiu outra bem parecida, também no 4chan. Os nerds entraram em parafuso: a Cicada estava de volta.


Seguiu-se outra “caça ao tesouro”, bem mais complicada que a primeira. Ela envolveu um livro do ocultista Aleister Crowley, um “boot cd” de um sistema operacional próprio da Cicada, uma música, uma conta de twitter que fazia postagens com números misteriosos, um código cabalístico de runas, uma lista de sites da Darknet, mensagens compostas exclusivamente de espaços que tinham que ser convertidas em código binário, mais mensagens em postes de electricidade em vários lugares do mundo (Japão, Rússia, Texas, entre outros), etc.


Desta vez, o teste final (novamente, informação que não pode ser confirmada e depende apenas da palavra de quem diz ter chegado lá) foi bem diferente do primeiro, e talvez dê pistas sobre as ideias que pautam o Cicada 3301. Tratava-se de um questionário que falava sobre temas altamente filosóficos, com questões de “verdadeiro ou falso”, do tipo “não existe verdade”, “a observação muda a coisa que é observada” e “eu sou a voz dentro da minha cabeça”, e outras dissertativas como “a operação matemática conhecida como adição é modelada em quê?” e “aponta semelhanças entre o conceito de realidade e a news feed do Facebook”.
Logo em seguida, houve (supostamente) outro teste de programação; novamente, o que veio depois disso é desconhecido, pois as pessoas que passaram em todos os testes sumiram completamente da internet.
São nove questionários ao todo. Clica aqui para os veres todos.

Como era de se esperar, a 5 de Janeiro de 2014, a Cicada voltou às actividades. Aliás, tanto esperavam por isso que surgiram imensos trolls que postavam mensagens falsas, que foram logo desconsideradas, por não ter a assinatura digital do 3301, entre outras características. Já estavam quase a desistir quando, lá pelas 11 da noite, o twitter usado pelo misterioso grupo no desafio anterior colocou um novo convite, semelhante aos anteriores, mas com um tom mais místico:


"Olá.

A epifania está próxima de ti. A tua peregrinação começou. A iluminação está à espera.

Boa sorte.

3301"

Conforme a gincana desse ano foi progredindo, a temática mística tem-se mostrado cada vez mais presente. Seguindo a tendência, o desafio desse ano é ainda mais cabuloso que o do ano anterior, e apesar de haver mais gente empenhada em resolvê-lo, até a data dessa publicação ninguém tinha ideia do que fazer há mais de uma semana. A coisa começou com mais um código de livro, dessa vez baseado em um livro de Ralph Waldo Emerson sobre auto-suficiência e transcendência, a qual levou à seguinte imagem para lá de estranha:


Isso é uma colagem de três quadros do artista e poeta inglês William Blake, de 1795: Nabucodonosor, Newton e O Ancião dos Dias, mas com duas modificações bem significativas: uma cigarra (a mesma que apareceu ilustrada nos outros desafios), muito escura e quase invisível na parte preta do lado de baixo, e alguma coisa escrita na linha onde o dedo está a apontar, mesmo no meio da imagem. Até hoje, ninguém foi capaz de decifrar o que está escrito ali, pois é alguma coisa minúscula, distorcida pela compressão da imagem e cortada pela linha. Muito se especulou sobre o significado da imagem. Apontaram semelhanças entre ela e o Hexagrama Unicursal, símbolo da Thelema, tradição mágica de Aleister Crowley, conectando-se portanto com o desafio de 2013; outros encontraram o símbolo da Maçonaria, o que é reforçado pelo uso de compassos, sugerindo que esta ordem esteja por trás do 3301. No código-fonte da página onde a imagem foi encontrada, havia a frase “Pois tudo o que vive é sagrado”, ressaltando mais ainda o misticismo da figura.

Sem entender tudo o que a imagem significava, o pessoal seguiu a trilha da esteganografia, a qual (novamente através de vários sites na Darknet, além de puzzles de criptografia, mais runas cabalísticas, e diversas páginas que mostravam códigos, crescendo pouco a pouco e que desapareciam logo após ser completada) foi eventualmente revelando algumas páginas de um estranho livro, intitulado "Liber Primus" e escrito em runas. Traduzido, o livro, dirigindo-se ao leitor como “peregrino”, fala em uma “jornada para o fim de todas as coisas”, através da qual você encontrará um fim para o sofrimento, a inocência, as ilusões, as certezas, a realidade, e até o fim de si próprio. "Tu és um ser por si só”, diz o livro; “Tu és uma lei por si só. Cada inteligência é sagrada. Pois tudo o que vive é sagrado.” Diz também que os números primos (essenciais para a criptografia) são sagrados, e tudo deve ser criptografado. A última página revelada até o momento fecha com um “quadrado mágico”, cheio de números cuja soma de todas as linhas, colunas e diagonais dá 1033 (3301 ao contrário, claro).


A 29 de janeiro, após mais de duas semanas sem novidades, o último site encontrado até então, que estava offline, voltou à actividade com um arquivo zipado, do qual podiam ser extraídos as seguintes imagens:


Logo que traduziram as páginas, uma história foi descoberta:

Um Koan

Um homem decidiu ir estudar com um mestre. Ele dirigiu-se à porta deste mestre. “Quem és tu, que pretendes estudar aqui?” perguntou o mestre. O estudante disse: “Isso não é quem tu és, apenas como és chamado.". "Quem és tu, que pretendes estudar aqui?” ele perguntou novamente. O homem pensou por um momento, e respondeu: “Eu sou um professor.” “Isso é o que fazes, não quem és”, replicou o mestre. “Quem és tu, que pretendes estudar aqui?” Confuso, o homem pensou um pouco mais. Finalmente, ele respondeu: “Eu sou um ser humano.” “Isso é somente a sua espécie, não quem és". "Quem és tu, que pretendes estudar aqui?” perguntou o mestre de novo. Após um momento de reflexão, o professor respondeu: “Eu sou uma consciência que habita um corpo arbitrário.” “Isso é meramente O QUE tu és, não QUEM tu és. Quem és tu, que pretendes estudar aqui?” O homem estava a ficar irritado. “Eu sou…” ele começou a dizer, mas não conseguia pensar em mais nada para falar, então calou-se. Após uma longa pausa, o mestre respondeu “Então és bem-vindo aos estudos.”

Após a imagem da cigarra: Uma instrução: faz quatro coisas despropositadas a cada dia.

Ao usar esteganografia nas imagens, extraíram a mensagem “Acreditar na verdade é destruir as possibilidades” e um endereço, que continha um monte de informação binária e a seguinte imagem, cujo espaço escuro foi tratado logo em seguida para mostrar outras imagens imperceptíveis a olho nu:




O homem escondido no canto é Grigori Rasputin. O significado disso e dos números, ainda não foi descoberto.

Paralelamente, foi decodificada a informação binária, que correspondia a um excerto de música clássica e duas imagens:



A equação faz parte do Teorema da Incompletude de Gödel, o olho é uma pintura de M. C. Escher, e a música é um excerto da Trio Sonata em Sol Maior (BWV 1039), de J. S. Bach. Não é difícil deduzir que isso tem a haver com um livro chamado "Gödel, Escher, Bach", de Douglas Hofstadter, que era a chave para um código de livro contido também nos dados binários. O endereço conseguido a partir dessa pista levou a mais quatro páginas do “livro” que estava a ser, a pouco a pouco divulgado pela Cicada:





Tradução:
A perda de divindade: A circunferência pratica três comportamentos que causam a perda de divindade.

Consumo: Nós consumimos demais porque acreditamos nos seguintes dois erros dentro do engodo:

1. Nós não temos o suficiente, ou não existe o suficiente;
2. Nós temos o que temos agora por sorte, e não seremos fortes o bastante mais tarde para obtermos o que precisamos.

A maioria das coisas não são dignas de consumo.

Preservação: Nós preservamos as coisas porque acreditamos que somos fracos. Se as perdermos, não seremos fortes o bastante para ganhá-las novamente. Este é o engodo.

A maioria das coisas não são dignas de preservação.

Aderência: Nós seguimos o dogma para que possamos pertencer ao grupo e estar certos. Ou, nós seguimos a razão para que possamos pertencer ao grupo e estar certos.

Não há nada sobre o que estar certo. Pertencer ao grupo é a morte.

São os comportamentos de consumo, preservação e aderência que nos fazem perder nossa primalidade e, portanto, nossa divindade.

Alguma sabedoria: Junte grandes riquezas. Nunca fique apegado ao que você possui. Esteja preparado para destruir tudo o que você possui.

Uma instrução: Programe sua mente. Programe a realidade.

Ocultas nas imagens estava um conjunto de instruções para algo que parece ser um teste final, semelhante aos dos anos anteriores, que envolvia a criação de “quadrados mágicos” (cuja soma de todas as linhas ou colunas é a mesma), bem como a criação de um serviço online na Darknet que permitisse a comunicação. Ao fornecer as informações solicitadas, o usuário era direcionado a uma página com um agradecimento, e as seguintes imagens:





Tradução:
Um koan: Durante uma lição, o mestre explicou o eu: “O eu é a voz da circunferência,” ele disse. Ao ser questionado por um estudante sobre o que isso queria dizer, o mestre disse: “É uma voz dentro da sua cabeça.” “Eu não tenho uma voz dentro da minha cabeça,” pensou o estudante, e ele ergueu a mão para falar ao mestre. O mestre interrompeu o estudante e disse: “A voz que acabou de dizer que não tem uma voz na sua cabeça, isso é o eu.” E os estudantes foram iluminados.

Uma instrução: Questione todas as coisas; Descubra a verdade dentro de si; Siga a sua verdade; Não imponha nada aos outros.

Saiba disto: (sequência de números)

E, por enquanto, é só. Tudo leva a crer que a etapa final levou a um contato direto com a 3301, assim como nos anos anteriores; seja como for, se alguém conseguiu passar para esse estágio, ninguém mandou notícias até o momento. Ainda há um monte de mistérios e pistas não explicadas na gincana deste ano, mas não parece que vamos ter respostas para essas coisas tão cedo.

Esses últimos passos têm deixado bem claro o lado filosófico e ideológico da organização. O "Liber Primus", nome dado ao livro que surgiu ao longo deste desafio, tem um conteúdo bastante místico, remetendo tanto ao zen-budismo quanto à ideia de questionar tudo e procurar a sua própria verdade. Um simples desocupado, ou alguém com interesses comerciais, não se preocuparia com essa filosofia toda. Agora, só resta aguardar pra ver o que vai ser revelado em 2015…

Houve alguns supostos vazamentos (muito questionados quanto à sua veracidade; afinal, na internet qualquer um pode afirmar qualquer coisa) que podem esclarecer bastante se forem verdadeiros. Um deles, o email supostamente recebido por quem completou o desafio de 2012, afirma que 3301 é um think tank voltado à promoção da liberdade de informação e privacidade do indivíduo. Uma mulher misteriosa, conhecida apenas pela alcunha "Wind", afirma ser ex-membro da organização por trás do 3301, e diz ter sido recrutada por seu conhecimento em psicologia (pois não entende muito de computadores), e que o grupo actua em diversas áreas diferentes, sendo o 3301 simplesmente a “divisão” de criptografia ou algo assim.

Por fim, um texto anónimo de um suposto dissidente da organização diz que ela se assemelha a uma religião “da mão esquerda” (ou seja, satânica), que é uma sociedade secreta fundada por pessoas influentes que “estavam insatisfeitas com a direção do mundo”, que trabalha em estrutura de células com alta compartimentação (divisão de informações para evitar vazamentos), atuando nas mais diversas áreas, e que é pautada por diversas filosofias como a ideia de “cérebro global”, liberdade absoluta do indivíduo e da informação, a não existência de uma moralidade absoluta ou mesmo uma única realidade indiscutível, entre outras. Novamente, há grande chance de que seja um troll, mas se for verdade, certamente parece coerente com os materiais que o 3301 tem apresentado até agora.

A respeito dos vários cartazes espalhados por diferentes partes do mundo, o que é usado como justificativa por aquele que defendem que o Cicada 3301 não é apenas uma brincadeira. Existem grupos que discordam dessa opinião, afirmando que os desafios Cicada são apenas uma brincadeira de um grupo de pessoas, e citam como exemplo os grupos hackers, que possuem membros em diversos países do mundo, para explicar as mensagens coladas em postes de diferentes cidades.

Adaptado de: noitesinistra

Sem comentários:

Enviar um comentário