Ainda na postagem passada abordei um tema acerca de previsões desastrosas e hoje segue-se outra.
Cientistas chineses estão a elaborar um enorme projecto com o objectivo de fazer com que uma sonda aterre sobre a superfície do asteróide Apophis, que se aproxima da Terra, para mudar a sua trajectória. Esse asteróide foi descoberto em 2004 e desde logo chamou a atenção de cientistas de todo o mundo, que começaram a fazer cálculos e alegaram que existe a possibilidade de a Terra ser atingida por ele até 2036.
A Academia de Ciências da China começou a trabalhar no desenvolvimento da sonda espacial "caçadora de asteroides", cujo objectivo é alcançar Apophis. De acordo com os cientistas, depois da aterragem da sonda no asteróide, será possível realizar uma perfuração para recolher amostras da sua composição para uma análise posterior. Espera-se que a sonda alcance a superfície do asteróide em 2029: “Se conseguirmos pousar a nossa sonda no asteróide, isso permitirá que os engenheiros e cientistas tomem medidas para mudar sua trajectória”, afirmou Ji Janghui, professor do Observatório da Montanha Púrpura.
Embora a data de lançamento ainda esteja a ser estudada pelo governo chinês, as estimativas iniciais consideram que a colisão com a Terra teria consequências equivalentes à explosão de 100000 bombas atómicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário