terça-feira, 14 de abril de 2015

Cadáveres de pedra


Nascido a 13 de Junho de 1793, Girolamo Segato foi um cartógrafo, anatomista e naturalista italiano. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho, através de experiências, na petrificação de cadáveres humanos.
De 1818 para a frente, Girolamo participou em várias expedições no Egipto e tornou-se num especialista em técnicas de mumificação. Até ao seu regresso a Florença, apenas em 1823, Girolamo estudou e conseguiu desenvolver uma técnica semelhante ao processo de mumificação, mas com uma exclusividade: para além de poder remover a água dos corpos, o método de Girolamo consistia em tornar um corpo em pedra.

Rapidamente surgiram boatos que alegavam que Girolamo era um feiticeiro que tinha aprendido a manejar a magia egípcia. Estorvado pela mentalidade antiquada da sociedade da época, Girolamo foi forçado a destruir todas as suas anotações e estudos. Ele levou o seu segredo para o túmulo e embora muitos estudiosos tivessem tentado copiá-lo, nunca ninguém conseguiu desvendar o mistério. Diz-se também que após a sua morte, o seu amigo Pellegrini iria divulgar a técnica de Girolamo, mas ele acabou por morrer antes de poder transmitir qualquer coisa.

Girolamo faleceu a 3 de Fevereiro de 1836 e encontra-se sepultado na Basílica da Santa Cruz, em Florença. Alguns dos pedaços de corpo humano petrificados por ele estão no Museu do Departamento de Anatomia de Florença.






Adaptado de: wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário