quarta-feira, 6 de agosto de 2014

o torre almirante


o torre almirante é um edifício localizado no rio de janeiro, no brasil, que é relatado como ser um local assombrado. será mesmo?

antes de mais, devo contar a história desde o início. em 1934, foi inaugurado o edifício andorinha, com 12 andares. a 17 de fevereiro de 1986, um incêndio surgiu no edifício, originado por um curto circuito no sistema eléctrico de um dos andares e causou 21 mortos, dois dos quais se suicidaram, atirando-se pelas janelas, e deixou 50 feridos. a maioria das portas de fuga em caso de incêndio estavam trancadas, segundo as investigações feitas.

o que sobrou do andorinha foi destruído, mas no mesmo sítio, a torre almirante surgiu, inaugurada em 2005 e foi alugado pela petrobas.
desde a sua inauguração que todos os andares são ocupados por gerências da petrobas, como engenharia, materiais, segurança e meio ambiente, por exemplo, e muitos dos 3700 funcionários que se encontram no torre almirante alegam ver e ouvir assombrações, principalmente durante a noite.


eis alguns relatos de pessoas que passaram parte do seu tempo no local:

renata garcia começou a trabalhar no torre almirante em 2010 e como era nova em petrobas, não sabia sequer da história antiga do edifício. logo no primeiro mês de trabalho que ela teve a impressão de que algo não estava bem... o computador dela desligava-se misteriosamente.

"Não era uma ou duas vezes por dia. Eram dez vezes por dia que isso acontecia. E eu chamava a toda a hora o pessoal da informática."

renata teve que trocar de computador três vezes em apenas dois meses. usou o computador de um colega, quando este saiu para as suas férias, mas não adiantou. um técnico afirmou que poderia ser um problema de electricidade na sala onde ela se encontrava. eis que ela mudou de sala, mas o problema do computador persistia.
então, alguns colegas de trabalho de renata falaram-lhe sobre o incidente do andorinha. ela decidiu comprar alfazema (diz-se que traz energias positivas e repele as malignas), uma pirâmide com pedras lá dentro e um cristal, tudo isto para colocar ao lado do computador.

"Melhorou, mas os problemas não pararam totalmente. Já sabia que não era problema no computador. Tive um dia com muito o que fazer e eu não conseguia trabalhar. Aí resolvi falar com eles: “Acabou a palhaçada. Agora vocês vão deixar-me trabalhar, eu não quero saber, acabou a brincadeira. Quero trabalhar, deixem-me em paz”. E nunca mais o meu computador, misteriosamente, voltou a dar problemas." - disse renata.

ela ainda teve outra experiência assustadora dentro do torre almirante. em junho de 2010, ela ficou a trabalhar até tarde, sozinha com outra colega, apenas. por volta das 23 horas, começaram a ouvir barulhos de pessoas a correr. levantaram-se das cadeiras e não viram nada.

"Ficamos com medo e dissemos que era um sinal para que parassemos de trabalhar." - afirmou renata.


tatiane melo trabalha no 34º andar desde 2006. ela afirma que várias pessoas comentam sobre coisas estranhas que se passam por lá. tatiane diz que ouve comentários do pessoal da limpeza, que ficam sozinhos à noite, quando o prédio está vazio. ela também disse o seguinte:

"Acredito plenamente que há muitas almas por aqui. Escuto muitos ruídos, vejo vultos com frequência. Às vezes eu sinto alguma coisa próxima à minha mesa."


ana paula trabalha nos serviços de limpeza do edifício e afirma que ouve muitos barulhos estranhos, principalmente nos sábados, entre as 7 e as 13 horas, quando o prédio está vazio.

"Escuto barulhos que parecem passos. Um dia, eu vi um vulto e fiquei assustada. As meninas (colegas de trabalho) afirmam que os veêm também, mas não lhes ligam. Acho que esse prédio é assombrado.".

ana paula contou que o seu marido também trabalha no prédio, como vigia nocturno e relata que, de vez em quando, ouve portas a bater, passos e vê vultos.

"Ele fica preocupado porque, afinal, é vigilante e tem medo de que seja algum bandido. Mas não é nada.".

há ainda outro vigia que também trabalha durante a noite e conta relatos semelhantes:

"Não é em todos os andares. Mas é impressionante, há vezes em que vários telefones tocam juntos de madrugada. Ficamos preocupados se é algum invasor. O mais impressionante foi escutar uma criança a chorar, em 2005.".


vera luz é antiga funcionária da petrobas e trabalha no torre almirante desde que a divisão de gás e energia foi lá instalada. ela costumava ficar de posto até tarde, desde as 22 às 23 horas. ela começava a ouvir portas a abrirem-se e a fecharem-se sozinhas, assim como passos e vultos que passavam à sua frente. ela pensava que era um vigilante nocturno, mas quando ia confirmar, nunca via ninguém por perto. inclusive ouviu o barulho de uma torneira a deitar água e móveis a arrastarem-se no andar de cima.

segundo vera, "Uma vez , entrei num dos elevadores vazios quando estava a ir embora tarde à noite. Surgiu uma gravação automática que pede para desocupar o elevador por estar com excesso de peso. E eu estava sozinha.".

também já afirmou sentir uma respiração perto de si, pensando que era alguma brincadeira de um colega seu, mas, naquele momento ela estava sozinha. ela agora tem o hábito de começar a rezar quando presenceia algo de sobrenatural no prédio.

uma funcionária contou que, numa tarde em que estava a ler um relatório, levantou o olhar e viu uma pedra de vulcão à sua frente, com alguns pontos vermelhos, como se fosse incendiar a qualquer momento. segundo ela:

"Quando o prédio foi inaugurado, muitos empregados não queriam vir trabalhar para aqui. Tentei não entrar nessa paranóia. Nunca tinha visto nada até que, há um tempo para cá, comecei a ver alguns vultos. Uma vez eu dissem: “Deixa-me em paz que eu quero trabalhar”. Mas também já fiquei aqui até mais tarde e nada aconteceu.".

adaptado de:
-assombrado
-wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário